“CCA Beija-Flor" promove discussão da masculinidade

Evento reúne adolescentes e famílias para discutir questões de gênero e violência.

Palestrante fala para grupo de jovens sobre masculinidade

Texto: Bianca Lopes
Fotos: Acervo

A masculinidade possui várias facetas e o Centro para Crianças e Adolescentes – (CCA) “Beija-Flor”, abriu aos jovens atendidos pelo serviço a oportunidade de discutir esses aspectos em palestra promovida pelo projeto “Masculinidades”. O evento teve como objetivo principal proporcionar uma reflexão profunda sobre as questões da masculinidade, como gênero e o enfrentamento da violência contra a mulher. A iniciativa busca incentivar os adolescentes a questionarem e desconstruírem estereótipos, promovendo um ambiente de amizade e apoio mútuo dentro do grupo.

Além dos jovens, a ação reuniu famílias dos atendidos, oficineiros e a equipe multidisciplinar que compõe o espaço, como psicólogo e assistentes sociais, que acompanharam a apresentação.

O projeto busca ressignificar o lugar da violência e a não expressão das dores e sentimentos que envolvem os homens, ajudando-os a compreender melhor as formas de se relacionar com o outro. Durante o encontro, os participantes tiveram a oportunidade de apreciar uma exposição de “Op Art”, que traz ilusões ópticas fascinantes ao observador.

Além da palestra, os presentes compartilharam momentos de vivência e troca com os orientadores socioeducativos, enriquecendo ainda mais a experiência. Um dos destaques do evento foi a oficina de musicalização com as famílias, onde elas puderam construir a “roda de chuva”, um instrumento utilizado em contação de histórias e cantigas de roda.

Moças brincam com a "roda de chuva"

Bruna Soares, uma das jovens atendidas comentou a experiência. “Teve um momento em que o instrutor reuniu os responsáveis e eles fizeram uma rodinha para construir uma “roda de chuva”. Logo, eles começaram a cantar juntamente com o educador que faz o processo de musicalização.”

Momentos de interação como esse, fortalecem o trabalho com as famílias e promovem a integração e o desenvolvimento conjunto. O encontro foi considerado um sucesso e proporcionou um espaço seguro e acolhedor para a discussão de temas importantes.