Idosos, atletas e medalhistas

Os idosos do NCI – Teresa da Cruz Março colecionam histórias e conquistas

Senhores mostram a medalha de ouro ganha no JOMI

Texto: Victor Pudo
Fotos: Giulia Rodrigues e Acervo Pessoal


Os idosos podem ser atletas tão completos e competentes quanto qualquer outra pessoa. Bom exemplo disso são o senhor Alfredo de Sousa, de 73 anos, e seu parceiro de equipe, senhor Benjamin Elias, de 75 anos. Ambos participam do Núcleo de Convencia de Idosos (NCI) - “Teresa da Cruz Março”, e não são as únicas estrelas desse elenco.

O serviço participou do JOMI - Jogos da Melhor Idade, um campeonato dedicado ao público a partir dos 60 anos. A primeira fase do torneio em 2024, aconteceu em março, e os atletas do NCI foram: a dupla Ivete Guimarães e Cristina Membribes, medalhistas de prata na modalidade “Bocha”; João Cheffer e Natalício Custódio, campeões no “Truco”; Assunção Sanches, medalha de ouro no “Tênis de mesa”; e a dupla João Rezende e Waldir Camara, vencedores do ouro no “Dominó”.

Com um expressivo número de vitorias em diferentes modalidades, os idosos usaram a empolgação na preparação para a segunda etapa do campeonato, que ocorreu nos dias 26 e 27 de junho, em São Bernado do Campo e serviu como qualificatória para a fase final em Itatiba, prevista para agosto desse ano.

Senhoras mostram a medalha de prata conquistada no JOMI

Na segunda fase, os esportistas do “Teresa da Cruz Março” conquistaram ainda mais vitórias. Natalício e João Cheffer retornaram a disputa, e dessa vez ficaram no terceiro lugar no “Truco”. Assunção, Waldir e João Rezende também voltaram a competição e mesmo fora do pódio, deram um show de garra e determinação, provando suas habilidades ímpares. Além deles, dois novos participantes se juntaram ao grupo. Alfredo e Benjamin foram convidados para fechar a chave de grupo na categoria “Buraco”, e não fizeram feio, muito pelo contrário, alcançaram a medalha de ouro, se qualificando para a final em Itatiba.

A gerente do equipamento, Cida Silva, relata a primeira experiência do serviço com o “JOMI” e o sentimento ao ver os resultados dos conviventes. “Em 2023, nós descobrimos o “JOMI”, alguns idosos quiseram se inscrever e participamos de várias modalidades e em quase todas ficamos em segundo lugar. É muito gratificante ver o empenho deles, eu me sinto muito orgulhosa porque eles são muito determinados.”

Ela também comentou a criação dos “Jogos de Inverno”, promovidos pelo NCI - “Teresa da Cruz Março”, e inspirado pelo entusiasmo dos atendidos com a participação na competição. “Pelo primeiro “JOMI”, em 2023, eu vi que eles ficaram muito empolgados, e aí eu criei os “Jogos de Inverno”, que ocorrem internamente. Foi uma competição muito saudável. Quando começou o “JOMI” desse ano, eles me perguntaram se teríamos os “Jogos de Inverno”. Uma cosia que percebi, é que cada vez que você traz esses jogos para cá, mais pessoas se inscrevem, então os “Jogos de Inverno” incentivam eles a competir.”

 

Dois senhores jogam carta

Núcleo de Convivência de Idoso

O Núcleo de Convivência do Idoso (NCI), contribui para um processo de envelhecimento ativo, saudável e autônomo. O serviço oferta atividades socioeducativas e acompanhamento domiciliar. As atividades presenciais são baseadas nas necessidades, interesses e motivações dos idosos, estimulando a construção e reconstrução de suas histórias e vivências individuais e coletivas, na família e na comunidade, incentivando a convivência participação social.

A rede socioassistencial da Prefeitura de São Paulo conta atualmente com 93 Núcleos de Convivência de Idoso (NCI), que disponibilizam 13.310 vagas para esse público.