12 de junho: Dia Nacional e Internacional de Combate ao Trabalho Infantil

Em 2002, a Organização Internacional do Trabalho (OIT), agência vinculada à Organização das Nações Unidas (ONU) definiu o 12 de junho como o Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil. Naquele ano, durante a 90ª Conferência Internacional do Trabalho, foi apresentado o primeiro relatório global sobre o trabalho infantil, que convocou a sociedade, os trabalhadores, os empregadores e os governos do mundo todo a se mobilizarem contra o trabalho infantil.

No Brasil, o 12 de junho foi instituído como o Dia Nacional de Combate ao Trabalho Infantil pela Lei Nº 11.542/2007. Todos os anos ocorrem mobilizações e campanhas com o objetivo de sensibilizar e motivar uma reflexão da sociedade sobre as consequências do trabalho infantil e a importância de proteger e garantir os direitos das crianças e adolescentes.

A Prefeitura Municipal de São Paulo, com apoio da Comissão Municipal de Erradicação do Trabalho Infantil (CMETI), aproveita a data para lançar este espaço de compartilhamento, difusão e consulta de conteúdos relacionados ao tema nos formatos mais variados (cartilhas, guias de orientação, produções científicas e institucionais, vídeos, documentários, links, etc), de modo a contribuir para conscientização e reflexão sobre o problema.