Rua Santa Ifigênia inicia Projeto de Requalificação de Ruas Temáticas

Obras iniciadas nesta quarta (12) visam melhorar a circulação de pedestres na famosa “Rua dos Eletrônicos” e tornar o comércio mais atrativo; nova legislação abre caminho para melhorias em outras ruas comerciais

A Prefeitura de São Paulo deu início, nesta quarta-feira (12), ao projeto Ruas Temáticas na Rua Santa Ifigênia, conhecida por seu comércio de eletrônicos. A iniciativa faz parte de um conjunto de ações para a requalificação da região central da cidade, visando melhorar a mobilidade urbana e incentivar o comércio e o lazer.

Para minimizar o impacto no comércio local, a pedido da Associação dos Lojistas, as obras serão realizadas em duas fases. A primeira fase se estenderá entre as avenidas Cásper Líbero e Ipiranga, seguida pela segunda fase, entre as avenidas Ipiranga e Duque de Caxias. O projeto, executado pela Secretaria Municipal de Urbanismo e Licenciamento (SMUL), está previsto para ser concluído em até um ano, com um custo total estimado de R$ 7 milhões, financiado pelo Fundo de Desenvolvimento Urbano (FUNDURB).

Melhorias na Infraestrutura e Mobilidade

Durante o anúncio oficial, o prefeito Ricardo Nunes destacou que a primeira fase das obras deve ser finalizada até outubro. “Haverá um espaço maior para o trânsito de pedestres, com arborização, urbanismo. Vai ficar muito bom. Estamos vivendo um novo momento no Centro, que está tendo uma boa percepção da população e dos comerciantes, com pessoas circulando e um comércio ativo”, afirmou.

O projeto, desenvolvido pela SP Urbanismo e SMUL, inclui a requalificação e ampliação das calçadas, com nova arborização, criação de espaços de convivência e instalação de mobiliário urbano. Também serão elevadas as faixas de pedestres nos cruzamentos, para aumentar a segurança viária, e será melhorada a acessibilidade com sinalização tátil. O sistema de drenagem será modernizado com a instalação de novas bocas de lobo e substituição das sarjetas.

Expansão do Projeto para Outras Vias

Além da Rua Santa Ifigênia, outras vias do centro de São Paulo também serão requalificadas como parte do Projeto Ruas Temáticas. Entre elas estão a Rua General Osório (Rua das Motos), onde as obras já estão em andamento, e as ruas São Caetano (Rua das Noivas), Paula Souza (Rua das Cozinhas) e Florêncio de Abreu (Rua das Ferramentas), que estão com projetos em elaboração.

Regulamentação do Projeto Ruas Temáticas

Paralelamente ao início das obras na Rua Santa Ifigênia, a Prefeitura assinou o decreto que oficializa o Projeto Ruas Temáticas. A nova regulamentação permitirá que ruas comerciais de toda a cidade, sejam elas temáticas ou não, possam receber intervenções voltadas para o estímulo da economia local, promoção do turismo e criação de espaços públicos mais dinâmicos e seguros. A Prefeitura poderá firmar parcerias com entidades representativas dos comerciantes para a implantação e manutenção das melhorias.

Uma Comissão Intersecretarial, coordenada pela Secretaria Municipal da Casa Civil, será responsável por definir a metodologia para a seleção das vias a serem requalificadas. A SP Urbanismo ficará encarregada de elaborar os projetos e coordenar a agenda participativa.