Cidade de São Paulo recebe 3ª Edição da Virada ODS com apoio da ONU

Promovido pela Prefeitura de São Paulo, evento busca popularizar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) com shows, palestras e ações de conscientização acerca da sustentabilidade

Nos dias 22 e 23 de junho, a Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Relações Internacionais (SMRI), realizará a 3ª edição da Virada ODS. O evento, que conta com o apoio da ONU, será realizado na Praça das Artes e no Vale do Anhangabaú, região central, com o objetivo de popularizar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

A Virada ODS busca engajar a população em ações que promovam o desenvolvimento sustentável, destacando os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável adotados pela ONU em 2015, que visam alcançar 169 metas até 2030. Entre os principais temas estão a erradicação da pobreza, segurança alimentar, saúde, educação, igualdade de gênero, redução das desigualdades, e sustentabilidade ambiental.

Nesta edição, a Prefeitura reforça seu compromisso com a Agenda 2030, oferecendo uma programação diversificada e Inter secretarial. As palestras do Congresso ODS, realizadas no sábado e domingo, terão foco em educação e combate às desigualdades. No sábado, na Sala do Conservatório, vários palestrantes irão compartilhar suas experiências para um futuro mais sustentável, com painéis sobre Educação, Justiça, Trabalho e Igualdade de Gênero. Às 17h, o secretário da Casa Civil, Fabrício Arbex Cobra, participa do painel 6 para falar sobre a Agenda 20230.

Além das palestras, o evento contará com serviços de atendimento à população, feira de expositores, atividades infantis, intervenções artísticas, palestras e shows.

Em apoio à iniciativa, a Casa Civil também promove uma série de atividades para reforçar o compromisso com a sustentabilidade e a melhora da qualidade de vida na metrópole, como o tour por retrofits no Centro de SP, com roteiro programado nos edifícios Virgínia, Misericórdia, Basílio, Essência, Juvial, Citas República, nos dias 22 e 23, somente com agendamento pelo Sympla e com inscrições limitadas.

Na programação da Casa Civil também tem a distribuição de mapas turísticos do Centro e o Pedal Sampa, um passeio ciclístico, que acontece no domingo, com largada no Viaduto do Chá. A inscrição, por ordem de chegada, que será feita na Tenda 11, dá direito a retirada de kit e empréstimo de bikes, mas somente com documentos originais e um comprovante de residência. Para garantir a bike gratuita, as inscrições começam às 6h30. Para mais informações, acesse AQUI http://SEAPP.LINK/PEDALSAMPA 

Todos pelo Centro

A Virada ODS tem o apoio do Todos pelo Centro. O Todos é um movimento organizado pela Prefeitura de São Paulo, sob a coordenação da Casa Civil, com a união de secretarias e órgãos municipais, Governo do Estado de SP e sociedade civil pela requalificação do Centro de São Paulo. Estão envolvidas na articulação para a requalificação da região central as áreas de segurança, social, de atração de investimentos, habitação, requalificação urbana e mobilidade, meio ambiente e sustentabilidade, lazer e cultura.

Para conhecer os eixos dessa mobilização, acesse o Todos pelo Centro 

Histórico e Iniciativas da Virada ODS

Desde a primeira edição, em 2022, a Virada ODS tem registrado um aumento significativo de participação, atingindo mais de 11 mil pessoas em 2023. A edição anterior incluiu o Congresso Internacional ODS, um Hackathon ODS, a Feira ODS e o Festival ODS com atrações como Francisco El Hombre, Maria Rita e Nação Zumbi. Além disso, foi produzido o documentário “Virada de Chave”, disponível na plataforma da SPpcine.

Novidades da 3ª Edição

Para 2024, visando aproximar o público infantil dos ODS, foram produzidos Gibis da Turma da Mônica, o primeiro material infantil sobre os ODS no mundo. Em parceria com o PNUD, será lançado o programa Agentes ODS, que capacitará alunos de 13 a 18 anos dos CEUs como líderes em sustentabilidade.

A Prefeitura de São Paulo espera que a 3ª edição da Virada ODS alcance um público ainda maior, promovendo mais engajamento e formação sobre os temas sustentáveis definidos pela ONU.
Para mais informações, acesse aqui