Secretaria de Transportes esclarece dúvidas sobre o Bilhete Único integrado

O usuário atualmente dispõe de um sistema de vale transporte para ônibus, creditado no Bilhete Único e outro para o Metrô e CPTM, ambos em funcionamento

A Secretaria Municipal de Transportes e a SPTrans esclarecem, que as pessoas que utilizam o vale transporte mantêm seus direitos inalterados em relação à integração entre o sistema de ônibus e os trens do Metrô e CPTM, em operação desde 30 de dezembro.

O usuário atualmente dispõe de um sistema de vale transporte (VT) para ônibus, creditado no Bilhete Único e outro para o Metrô e CPTM, ambos em funcionamento. Neste momento, portanto, o trabalhador utiliza as duas formas de crédito. Não são corretas informações de que passageiros do VT são ‘‘barrados’’ ou ‘‘prejudicados’’.

Está prevista como parte da implantação gradativa da integração entre ônibus, Metrô e CPTM, a adoção do Bilhete Único como portador dos créditos do VT, tanto para uso nos ônibus como no Metrô e CPTM, para conferir maior comodidade aos trabalhadores. Portanto as carteiras de vale transporte serão unificadas no cartão do Bilhete Único.

A integração entre as redes de transportes está sendo feita por etapas, considerando implicações de caráter técnico, administrativo e financeiro. Afinal, trata-se de um serviço essencial à população que não pode sofrer descontinuidade. É por essa mesma razão que os estudantes, idosos e portadores de necessidades especiais, que precisam de um atendimento diferenciado, também farão uso da integração em etapas subseqüentes da implantação.

Atualmente, o Bilhete Único comum representa 47% das viagens de ônibus na cidade, compondo o maior grupo entre os usuários do sistema sobre pneus, razão pela qual a integração começa justamente por esse grupo. Os usuários do vale transporte representam 21%, enquanto os estudantes são 10% e as gratuidades, 8%.

A marca inicial de 1,5% de uso do cartão eletrônico nesses primeiros dias de integração é considerada satisfatória, principalmente diante do fato de a integração entre ônibus e metrô por meio do cartão magnético ter um nível histórico recente de apenas 2%.

A utilização do Bilhete Único no Metrô e na CPTM deverá crescer junto com a implantação gradativa do sistema, já que nas viagens de Metrô, por exemplo, a combinação com outros sistemas de transporte é bastante expressiva.