Prefeitura triplica número de funcionários de varrição no centro

Cerca de 500 garis se dividirão em três turnos, para realizar trabalhos durante 24 horas, em um período de 90 dias.

A Prefeitura de São Paulo vai triplicar o número de equipes responsáveis pela varrição nas ruas da região central da cidade. Cerca de 500 garis, divididos em três turnos, farão um trabalho de limpeza durante 24 horas ininterruptas ao longo de 90 dias.

A operação começou no último domingo (08/01), e será realizada nos distritos Sé, República, Liberdade, Cambuci, Brás, Pari e Lapa.

Desde 2002 até hoje, o trabalho de varrição na região era feito somente por 23 equipes de seis pessoas - 138 funcionários. “Em especial nos fins-de-semana, a cidade precisa de serviços de limpeza proporcionais ao lixo que produz”, diz o secretário de Serviços e subprefeito da Sé.

No domingo o trabalho já começou a ser realizado por 306 funcinários (divididos em 51 equipes) e, ao longo da semana, mais 200 varredores entrarão em ação. Além disso, seis carros-pipa (com água de reuso) e seis antares (caminhões com água quente) auxiliarão na limpeza das ruas e monumentos.

Desde o ano passado, a Prefeitura realiza mudanças na logística do sistema de varrição da cidade. Em 2005, a média semanal de lixo coletado com a varrição das ruas aumentou mais de 50%, passando de 12,32 mil toneladas para 18,85 mil.