Subprefeitura de Santana remove moradores da Favela Zaki Narchi

Após décadas de ocupação irregular e cinco incêndios em 9 anos, todos os barracos foram removidos e as famílias foram instaladas em Unidades Habitacionais da CDHU.

A Subprefeitura Santana/Tucuruvi, juntamente com a Secretaria de Habitação, removeu todos os moradores da Favela Zaki Narchi, na Zona Norte da cidade.

Após décadas de ocupação irregular e cinco incêndios em 9 anos, todos os barracos que lá existiam foram removidos e as famílias foram instaladas em Unidades Habitacionais da CDHU. “É uma vitória nossa e ficará marcado nessa administração”, disse o subprefeito local.

Desde abril do ano passado, técnicos da Subprefeitura e da Secretaria de Habitação, promovem a desocupação da área, respeitando determinação do ministério público.

Na primeira fase, 111 famílias foram removidas, logo depois foram atendidas mais 36 famílias. No último dia dessa etapa de remoções, mais precisamente em 11 de agosto de 2005, houve um novo incêndio que desabrigou mais 100 famílias, as quais foram prontamente atendidas e encaminhadas a abrigos estabelecidos pela subprefeitura.

Já no final do mês de dezembro, a subprefeitura realizou a remoção total da favela e ofereceu o atendimento habitacional definitivo às famílias que viviam no local. Em intensos esforços da subprefeitura e da Secretaria Municipal de Habitação, em pareceria com o CDHU, foram disponibilizados 350 Unidades Habitacionais, para que a mudança dos moradores pudesse ser feita gradualmente.

Agora que foi removida totalmente, a favela dará lugar a uma parte do complexo do Parque da Juventude em uma parceria entre a Prefeitura e o governo do Estado, que levará mais uma opção de lazer para a população da região.