Prefeitura lança programa de Atendimento à Terceira Idade nos Telecentros

Iniciativa incluiu lançamento de portal dirigido aos idosos.

Uma parceria entre a Prefeitura e a ONG Cidadão Brasil vai promover o treinamento de 500 monitores em 120 telecentros da cidade para lidar especificamente com pessoas da terceira idade, visando resolver suas dificuldades e incluí-las no mundo digital. Esse é o objetivo do Programa de Atendimento à Terceira Idade nos Telecentros, lançado nesta quarta-feira (11/01) pelo prefeito, na Galeria Olido, Centro da Cidade, sede de um dos telecentros. O projeto inclui o Portal da Terceira Idade, com informações na internet.

Os telecentros têm cerca de 550 mil usuários, dos quais aproximadamente 15 mil com idade entre 51 e 60 anos e outros 10 mil acima dos 61 anos. Para esse público, o portal prevê seções com informações sobre saúde e equilíbrio, esportes, cidadania, meio ambiente, sexualidade, arte e cultura; sala de chats, com interação em salas de esportes, culinária, TV e cinema, política e relacionamentos; enquetes, dicas na internet e links para outros portais.

“É uma iniciativa simples, mas criativa e abrangente. Sua utilidade não tem paralelo na inclusão digital de importante faixa da sociedade”, destacou o prefeito . O secretário de Comunicação comentou que a ONG Cidadão Brasil dividirá com a Prefeitura os custos mensais de manutenção do portal, orçados em R$ 30 mil, e destacou os benefícios da iniciativa.

“O mais importante é que a ONG fará o treinamento para atender a um público específico, dos idosos, que será incluído digitalmente”, afirmou. O secretário de Participação e Parceria, afirmou que todas as secretarias municipais têm ações voltadas para o idoso, e disse que essa faixa etária é uma das principais preocupações do prefeito. Ele lembrou que quando o prefeito José Serra ocupou o Ministério da Saúde lançou programas nacionais voltados especificamente para os idosos, como os remédios genéricos e as vacinas para gripe.