Novo Restaurante-Escola, na Assembléia Legislativa, começa as aulas em fevereiro

As inscrições serão feitas nos dias 16 e 17 de janeiro, no Instituto Mensageiro e nas unidades da Uniban. O Restaurante-Escola oferece aulas de salão, bar e cozinha, além de dar noções de cidadania, postura e comportamento.

Na segunda-feira (16/01), a Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS), em convênio com o Instituto Mensageiro, abre inscrições para cursos profissionalizantes na área de gastronomia do Restaurante-Escola (que será instalado no prédio da Assembléia Legislativa, em fevereiro).

As inscrições poderão ser feitas nos dias 16 e 17 de janeiro, das 9h às 18h, no próprio Instituto e também nas unidades de ensino da Universidade Bandeirantes de São Paulo (confira os endereços abaixo).

Os interessados devem comparecer munidos de xerox e do documento original do RG, CPF e comprovante de conclusão do Ensino Fundamental.

Os jovens serão selecionados de acordo com alguns critérios, como ter entre 17 e 21 anos de idade, morar no município de São Paulo e ter uma renda per capita de meio salário mínimo ou uma renda familiar de até três salários mínimos. Haverá vagas para portadores de necessidades auditivas com habilidade em leitura labial.

Carregar bandeja, servir corretamente uma mesa, preparar pratos e bebidas. Essas são algumas das aulas a que os 60 jovens em situação de vulnerabilidade social terão acesso no Restaurante-Escola São Paulo da Assembléia Legislativa.

Coordenado pela SMADS em convênio com o Instituto, o Restaurante-Escola visa inserir no mercado de trabalho este jovem profissional mais bem qualificado. É uma oportunidade de qualificação profissional, formação para o trabalho, para a cidadania e participação pública dos jovens em situação de vulnerabilidade pessoal e social.

Para o secretário da SMADS, esta é mais uma iniciativa de reinserção social de jovens carentes no mercado de trabalho. “O restaurante-escola é uma oportunidade de eles aprenderem uma nova profissão. No final, já bem preparados e qualificados, eles têm chance real de continuar nessa área gastronômica, trabalhando em restaurantes”, afirmou.

Na escola, eles passam por todas as funções, em sistema de rodízio, como higienização, lavagem, preparação dos pratos, cozinha, recepção dos clientes, garçom e controle de estoques. O curso tem duração de seis meses. Além das aulas de salão, bar e cozinha, os alunos recebem noções de cidadania, postura e comportamento.

Os alunos ficam na “escola” das 8h às 16h, com direto a café da manhã e almoço. Eles recebem, além de uniforme completo, bolsa mensal de R$ 100 e auxílio condução, pagos pela Secretaria Municipal do Trabalho.

Unidades para inscrição

Instituto Mensageiro
Rua Barra Funda, 555 - Barra Funda

Universidade Bandeirantes de São Paulo

Av. Rudge, 315 - Bom Retiro
Av. Braz Leme, 3.029 - Santana
Rua Maria Cândida, 1.813 - Vila Guilherme
Estrada do Campo Limpo, 3.677 - Santo Amaro
Rua Américo Brasiliense, 1.664 - Morumbi
Rua Bela Vista, 739 - Chácara Santo Antonio