Estréia nacional de ''A Construção'', de Kafka, ocorre no CCSP

O Centro Cultural São Paulo recebe, depois da estréia em Gênova e apresentações em cidades italianas, ''A Construção''.

A Secretaria Municipal de Cultura promove, no Centro Cultural São Paulo, a estréia do monólogo baseado em conto de Franz Kafka, a peça tem direção de Luiz Nunes e traz no elenco o ator Wilson Julião.

A trilha sonora, composta especialmente para o espetáculo, é do compositor e maestro Edson Zampronha; os cenários são de Márcia Moon; a iluminação, de Alessandra Domingues, e a tradução do texto, de Modesto Carone. Nunes e Julião também assinam a dramaturgia do espetáculo.

A Construção

Resultado de pesquisas sobre o trabalho do ator, com ênfase em sua comunicação corporal, o espetáculo utiliza as técnicas do butô de Min Tanaka (Japão) e a estrutura das ações físicas do Odin Teatret (Dinamarca). A ação da peça acontece numa toca, estrategicamente construída por um estranho animal que busca isolar-se e proteger-se do resto do mundo.

Apesar de todo o trabalho físico e engenho mental, ele tem consciência de que tudo é inútil e que a qualquer momento seu esconderijo pode ser atacado. Quando o inevitável acontece, ele é obrigado a se defrontar com seus medos e fantasmas enquanto assiste, petrificado, ao desmoronamento de sua fortaleza.

Há cinco anos, o Teatro Cáustico - Núcleo Tubo de Ensaio conta com o apoio do Centro de Formação Profissional (CFP) Padre Leo Commissari, uma instituição ítalo-brasileira que atua na Favela do Oleoduto, uma das regiões mais carentes de São Bernardo do Campo.

O objetivo do Centro é o de incluir social, econômica e culturalmente populações marginalizadas com a realização de cursos e de oficinas profissionalizantes e da promoção de várias atividades culturais, que incluem a exibição de vídeos e filmes, além da produção de espetáculos teatrais.

Entre as instituições que mantêm parcerias com o CFP estão o Senai, o Sebrae e o Banco do Povo Solidário, com sede em Santo André. Nesses cinco anos de existência, o grupo já produziu, entre outros, os espetáculos A Divina Comédia, A Investigação, Flexão de Cristo, As Sete Cores de Dizeroah! E o Tímon de Atenas e os curtas-metragens Os Alvos Que Queremos Virgens e Tomé.

Ficha Técnica

Espetáculo: A Construção
Texto: Franz Kafka
Tradução: Modesto Carone
Dramaturgia: Luiz Nunes e Wilson Julião
Direção: Luiz Nunes
Elenco: Wilson Julião
Trilha Sonora Composta: Edson Zampronha
Cenário: Márcia Moon
Iluminação: Alessandra Domingues
Produção: Texto Intermidia Assessoria de Imprensa e Produção Cultural, Teatro Cáustico - Núcleo Tubo de Ensaio, Cooperativa Paulista de Teatro e Centro de Formação Profissional Padre Leo Commissari

Serviço

Estréia: 13 de janeiro
Período: sexta-feira e sábado, às 21h e domingo, às 20h até 5 de março de 2006
Idade: a partir de 12 anos
Gênero: Drama
Local: Espaço Cênico Ademar Guerra - Porão
Preço: R$ 10
Preço popular: 29 de janeiro, domingo, a R$1,50
Duração: 75 minutos
Horário de funcionamento da bilheteria: 1 hora antes