Prefeitura entrega Paço Cultural em Santo Amaro e anuncia novas obras

As obras de restauração da Casa Amarela, renomeada para Paço Cultural Júlio Guerra, e do coreto na praça Floriano Peixoto fazem parte das comemoração aos 454 anos de Santo Amaro.

Em comemoração aos 454 anos de Santo Amaro, a serem completados no próximo dia 15, a Prefeitura entregou, nesta sexta-feira (13), as obras de restauração da Casa Amarela, renomeada para Paço Cultural Júlio Guerra, e do coreto na praça Floriano Peixoto. O prefeito ainda anunciou a instalação de um Popcentro para abrigar o comércio ambulante e a criação de dois novos parques na região.

“Fui durante a campanha visitar a casa do Júlio Guerra, por sua importância para a cidade, e hoje inaugurar a Casa Amarela com o nome dele é motivo de orgulho e satisfação”, disse o prefeito. Guerra é o artista santo-amarense de maior renome, autor da estátua do Borba Gato, na avenida João Dias.

A Casa Amarela foi construída em 1928 para ser sede da prefeitura do então município de Santo Amaro. As obras de restauração custaram R$ 143,5 mil.

“Viemos também dar o pontapé inicial no Popcentro, um centro popular, para organizar melhor a participação dos camelôs na região, criando um centro de abastecimento e vendas”, anunciou o prefeito. O Popcentro será instalado na praça Dona Benta e deverá abrigar entre 500 e 600 barracas, 40% do total existente hoje no centro de Santo Amaro.

Para completar a lista de presentes para o bairro, o prefeito e o secretário municipal do Verde e do Meio Ambiente anunciaram a implantação de dois novos parques: o Darcy Silva e o Parque do Alto da Boa Vista, além de melhorias nos parques Severo Gomes e do Cordeiro.

Os recursos - cerca de R$ 4 milhões - virão de uma compensação ambiental da empresa Serplan, que possui um loteamento na área da subprefeitura. O prefeito confirmou o alargamento da avenida Vereador José Diniz, no Alto da Boa Vista, com o objetivo de desafogar o trânsito na região.