Programa ''Super Férias'' continua nos Clubes da Cidade

Com programação diferenciada, cada clube mostra o que tem de melhor para a população nestas férias. Além do uso livre de piscinas, há chafarizes, aula de hidro-aeróbica, jogos de quadra e até judô para a garotada.

Nunca as férias das crianças paulistanas foram tão empolgantes. Com a chegada do Programa ''Super Férias'' em 2006, os clubes de toda a cidade estão sendo bastante procurados por aqueles que querem se divertir.

No CC de Pirituba, por exemplo, as atividades não páram: duas piscinas estão sendo usadas nesse período, uma ''feijão'' e outra infantil. Por isso mesmo, a média de visitantes chega a quase 1.500 pessoas, que além de participarem das atividades programadas, também aproveitam as gincanas do ''Recreio nas Férias''.

Aulas especiais

Com tanto movimento, o cuidado com a saúde dos usuários não foi esquecida. Para prevenir a transmissão de doenças de pele pelas piscinas, mais de 400 exames médicos estão sendo feitos diariamente no clube da Zona Oeste, uma boa parte por voluntários.

Um destaque no clube é a aula de hidro-aeróbica, realizada todos os dias no horário da manhã. Nela, não só os jovens podem participar, como especialmente os adultos, que desejam entrar em forma de um jeito mais descontraído.

Já na Vila Manchester, há um espaço especial destinado para crianças igualmente especiais. Além de abrir seu complexo para meninos e meninas da região, este CC tem uma programação voltada para menores portadores de deficiência física e mental.

O trabalho com eles é feito com muitos monitores, que agem de modo bem coordenado. O intuito é proporcionar momentos de lazer e divertimento a esses jovens que dificilmente teriam oportunidade de aproveitá-los fora do clube.

De acordo com a coordenadora Rosana Felipe Mioto o número de crianças especiais que estão sendo auxiliadas chega a 50. ''Muitos dos monitores das piscinas mesmo saem da sua área pra ajudarem esses garotos. Isso mostra como procuramos dar toda a atenção que podemos a eles'', explicou a responsável.

Chafariz

Ainda na Zona Leste, o bem estruturado clube da Mooca apresenta como principais destaques as torres em formato chafariz dentro das piscinas, fazendo com que os visitantes se refresquem ainda mais e espantem o calor gerado pela alta temperatura. Para se ter uma idéia do sucesso que o ''Super Férias'' está alcançando também nesse clube, cerca de mil pessoas visitam diariamente o complexo aquático do local, que também possui dois tobogãs: um na piscina infantil, bem suave, e outro, para os mais corajosos, na ''feijão''.

Só existe um segredo para a maciça presença da população no Centro Educacional da Mooca, segundo a professora de ginástica olímpica e natação Roseli. ''Trabalho e muito trabalho, pra fazer com que todos se sintam muito bem aqui''. Neste clube, o ginásio poliesportivo e o tatame do judô também estão liberados para atividades.