Prefeitura vistoria obras do Complexo Viário Jurubatuba

A primeira etapa, que ligará o trecho final das avenidas Interlagos e das Nações Unidas ao Autódromo de Interlagos, será entregue este semestre.

O prefeito de São Paulo vistoriou nesta terça-feira (17/1), na Zona Sul da cidade, as obras do Complexo Viário Jurubatuba. Cerca de 3,5 km de vias deste complexo servirão de ligação entre os bairros de Interlagos, Cidade Dutra e Grajaú e os bairros de Pedreira, Campo Grande e Cidade Ademar.

O prefeito esteve no local no dia 13 de agosto de 2005, quando anunciou a retomada das obras, iniciadas em fevereiro de 2004 e paralisadas em outubro do mesmo ano pela gestão anterior.

“Esta obra vai facilitar a vida de 600 mil pessoas, cujo acesso à região, hoje, é difícil, pois a última ponte existente sobre o rio Jurubatuba é a de Interlagos”, disse o prefeito durante a visita.

A novidade anunciada hoje é a liberação para o tráfego, em meados de 2006, da primeira etapa da obra, que fará a ligação do trecho final das avenidas Interlagos e das Nações Unidas ao Autódromo de Interlagos.

“Pretendemos entregar metade desses 3,5 km de vias e uma das pontes previstas de forma que a obra possa ser utilizada pela população antes de sua conclusão", explicou o secretário municipal de Infra-Estrutura Urbana e Obras.

Segundo o secretário, o Complexo deverá estar pronto no segundo semestre de 2007. As obras prevêem duas pontes sobre o rio Jurubatuba; dois acessos às pontes (um no sentido Campo Grande/Ponte e outro no sentido Cidade Dutra/Ponte); a duplicação e prolongamento da avenida Miguel Yunes até a avenida Nossa Senhora do Sabará; a criação de uma nova avenida ligando a ponte à avenida Matias Beck (lado do Grajaú); e obras de drenagem na região (novas galerias de águas pluviais e canalização do córrego Pedreira).

A obra é uma complementação importante à ponte de Interlagos, a única via de transposição do rio Jurubatuba até o momento, que conecta os bairros de Pedreira, Campo Grande e Cidade Ademar aos bairros de Cidade Dutra e Grajaú. Nos horários de pico, os moradores dessas áreas enfrentam grande congestionamento, tanto na avenida Interlagos como na própria ponte.

Também estão em fase de acabamento o acesso que liga a avenida Miguel Yunes à ponte vistoriada, e uma via complementar, que fará a ligação entre a ponte de Interlagos e a avenida Estação, em direção aos fundos do Autódromo de Interlagos.

Já foram concluídos os primeiros 400 metros dos previstos 1.100 metros de duplicação e prolongamento da avenida Miguel Yunes e as fundações da segunda ponte (sentido Grajaú-Santo Amaro). No ano passado, a Administração Serra investiu na obra cerca de R$ 20 milhões. Para este ano o secretário estima a utilização de mais R$ 35 milhões do total de R$ 70 milhões ainda pendentes.

A CET calcula que aproximadamente 4.000 veículos trafegarão sobre as novas pontes nos horários de pico, aliviando o tráfego das pontes de Interlagos e Socorro. A duplicação e o prolongamento da avenida Miguel Yunes até a avenida Nossa Senhora do Sabará vai tornar mais rápido o acesso à região de Pedreira e Eldorado.

O Complexo Viário Jurubatuba também contribuirá para melhorar as condições sanitárias do entorno, em conequência da canalização do córrego Pedreira e da criação de novas galerias de águas pluviais.