Apresentações artísticas precedem a comemoração do 25 de janeiro

Para aquecer o coração do paulistano, praças, terminais de ônibus, parques, bibliotecas e outros pontos movimentados da cidade receberão várias intervenções artísticas.

A partir desta sexta-feira (20/01), o morador da Capital poderá entrar no ritmo das comemorações do aniversário de São Paulo.

A Secretaria Municipal de Cultura preparou uma série de apresentações que, além de anteciparem o clima de festa, convidam o paulistano a participar do grande evento que será realizado no dia 25, no Parque da Independência, e que contará com as presenças, de Paulinho da Viola, Naná Vasconcelos, Cordel do Fogo Encantado e da companhia de teatro Pia Fraus, com o espetáculo Bichos do Brasil.

Para aquecer o coração do paulistano, praças, terminais de ônibus, parques, bibliotecas e outros pontos movimentados da cidade receberão várias intervenções artísticas.

O marco zero da cidade, a Praça da Sé, recebe no dia 20, às 12h, o Grupo Sambaqui, que tem como principais atividades a pesquisa e vivência de manifestações da cultura afro-brasileira da região Sudeste, tais como Samba de Bumbo, Jongo e Batuque de Umbigada.


Theatro Municipal

O Theatro Municipal de São Paulo também abrirá suas portas para festejar os 452 anos da cidade de São Paulo. Além de um espetáculo marcado para a data do aniversário o público poderá conferir apresentações nos dias 28 e 29, sempre com entrada franca.

No dia 25, às 21h, haverá uma programação especial reunindo a Orquestra Sinfônica Municipal e o Balé da Cidade de São Paulo. Com a regência do maestro Paulo Nogueira, a orquestra abre a apresentação com duas obras de Chopin (Grande Polonaise Brilhante e Andante Spianato), uma de Liszt (Fantasia sobre Temas Folclóricos Húngaros) e a peça ''O Alvorecer do Século da Humanidade'', que contará com a participação do próprio compositor, o pianista Amaral Vieira.

Depois do intervalo, ao som da obra de Benjamim Britten, Sinfonia de Réquiem, o Balé da Cidade de São Paulo, sob a direção de Mônica Mion, mostra a coreografia de mesmo nome, criada em 1994 pelo coreógrafo Vasco Wellenkamp.

Nos dias 28 e 29, a partir das 17h, haverá a apresentação conjunta do Coral Paulistano e do Quarteto de Cordas da Cidade de São Paulo.

O concerto, preparado pela maestrina Mara Campos (regente titular do coral), e pelos integrantes do quarteto, tem tudo a ver com a cidade, mesclando ritmos do folclore latino-americano e composições brasileiras. Na primeira parte, o coro, acompanhado pelo grupo Maypi e solistas, interpreta a Misa Criolla, de Ariel Ramirez.

Depois, serão homenageados três compositores brasileiros: Osvaldo Lacerda (Romaria; Desafio e Provérbios), G. Mendes (Inspiração; Uma vez, uma vala e Beba Coca Cola) e Dorival Caymmi (Suíte dos Pescadores). Os solos são dos tenores Fernando Mattos e Eduardo Pinho e dos músicos Nelson Silva (órgão), Marcelo Penido (harpa) e Nestor Gomes (percussão). O grupo Maypi é integrado pelos músicos Felix Guzman Flores e Miguel Rocha Crespo (guitarras), Fernando Hermani Loayza e Javier Aranciba (quenas e zampoñas), Mario Mayta Flores (bombo) e Ramiro Marcos Ramos (charango).

No mesmo programa, o Quarteto de Cordas da Cidade, integrado pelos músicos Betina Stegmann (violino), Marcelo Jaffé (viola), Robert Suetholz (violoncelo) e Nelson Rios (violino), interpreta Francisco Mignone (Quarteto nº 2) e Piazzolla (Four, for tango).

Também no dia 29, às 11h, haverá um concerto com a Orquestra Experimental de Repertório, sob a regência de seu titular, o maestro Jamil Maluf. Ao lado do Coral Lírico, a orquestra apresenta as canções profanas da cantata Carmina Burana, de Carl Orff.

Os solistas serão Cláudia Riccitelli (soprano), Sebastião Teixeira (barítono) e Helder Savir (contra-tenor). O espetáculo terá ainda participação do Coral Infanto-Juvenil da Escola Municipal de Música. Na preparação dos coros estão os maestros Mário Zaccaro (Lírico) e Mara Campos (coro infantil).

Os teatros distritais e as bibliotecas de São Paulo também apresentam uma programação variada e gratuita para o paulistano (confira a programação).

Todos os eventos, espalhados pela cidade, são gratuitos.

Programação*

DIA 20/01 – sexta feira
12h - Paissandu / Patriarca - Viralatisse
12h - Praça da Sé - Sambaqui
13h - Trianon - Banda Palhaçal
18h - Term. Pq. D. Pedro - Coco Seco
18h - Praça da Sé - Zabandá
19h - Trianon - Ilú Oba de Min

DIA 21/01 – sábado
13h - Biblioteca Monteiro Lobato - Cia Caracaxá
14h - Term. Pq. D. Pedro - Banda Palhaçal
15h - Term. Lapa / Praça - Pé no Terreiro


DIA 22/01 – domingo
12h - Pq. Ibirapuera - Maracatu Ilé Alafia
14h - Pq. Juventude - Batucada de Bamba
14h - Pq. Do Carmo - Viralatisse
14h - Pq. Aclimação - Mangangá
14h - Pq. Ibirapuera - (outro ponto) Bloco da Bica
14h - Pq. do Ipiranga - Batuntã
14h - Trianon - Sambaqui

DIA 23/01 – segunda
12h - Patriarca - Orquestra de Berimbaus
12h - Paissandu - Zabandá
12h - Praça da Sé - Coco Seco
13h - Trianon - Pé no Terreiro
18h - Term. Pq. D. Pedro - Mangangá
18h - Term. Bandeira - Batucada de Bamba
19h - Trianon - Café, concerto & Lanternagem

DIA 24/01 – terça
12h - Praça da Sé / Patriarca - Batuntã
12h - Trianon - Bloco da Bica
12h - Paissandu / Municipal - Maracatu Ile Alafia
13h - São Bento / Anhangabaú - Caracaxá
17h - Term. Pq. D. Pedro - Café, Concerto & Lanternagem
18h - Patriarca / Praça da Sé - Ilú Oba de Min
18h - Term. Bandeira - Mangangá
19h - Term. Pq. D. Pedro - Coco Seco
19h - Term. Jabaquara - Caracaxá
19h - Term. Santo Amaro - Orquestra de Berimbaus
19h - Trianon - Baque Bolado

Dia 25 de Janeiro
Parque da Independência (Museu do Ipiranga)
10h - Pia Fraus - Bichos do Brasil
16h - Paulinho da Viola
18h - Naná Vasconcelos
20h - Cordel do Fogo Encantado

Theatro Municipal de São Paulo
21h - Orquestra Sinfônica Municipal e Balé da Cidade de São Paulo

DIA 28/01 – sábado
17h - Coral Paulistano e Quarteto de Cordas da Cidade de São Paulo

DIA 29/01 – domingo
11h - Orquestra Experimental de Repertório
17h - Coral Paulistano e Quarteto de Cordas da Cidade de São Paulo

TEATROS DISTRITAIS
Dia 25/01, às 20h
Paulo Eiró (Santo Amaro) - Orquestra Popular de Câmara
Artur Azevedo (Mooca) - Zimbo Trio e Orquestra
João Caetano (Vila Mariana) - Pequenas Notáveis (musical)
Cacilda Becker (Lapa) - Arruda Brasil (gafieira)
Décio de Almeida Prado (Itaim) - Graça Cunha
Flávio Império (Cangaíba) - Cia. Raso da Catarina
Martins Penna (Penha) - Chorando as Pitangas

BIBLIOTECA MÁRIO DE ANDRADE
Dia 23, às 20h - Matamoros Leitura Dramática de Hilda Hilst, com Beatriz Azevedo, Maria Alice Vergueiro e Sabrina Greve
Dia 24, às 20h - Cida Moreira - "Modinhas e Canções do Brasil"
Dia 25, às 20h - Arrigo Barnabé & Vânia Bastos

BIBLIOTECA MONTEIRO LOBATO
Dia 2, às 11h - Ciranda com a Cia Caracaxá
Dia 21, às 16h - Leitura Dramática do espetáculo teatral infanto-juvenil "O jeca voador e a corte celeste", com os atores: Walter Breda, Cynthia Falabella e Gustavo Haddad, com a direção de Caio de Andrade.

AUDITÓRIO IBIRAPUERA
Dia 25, 28 e 29, às 17h - Palavra Cantada
Espetáculo em que os compositores e cantores Sandra Peres e Paulo Tatit fazem uma viagem pelo universo das canções infantis e sua relação com os arranjos instrumentais. No programa, músicas como Rato, Pindorama, Bolacha de Água e Sal, entre outras. Ingressos vão de R$ 15 (meia) a R$ 30. Menores de 12 anos acompanhados pelos pais têm direito a meia-entrada.

*Programação sujeita a alteração pela Secretaria Municipal de Cultura