Cidade Tiradentes ganha sua primeira AMA

Com a unidade Fazenda do Carmo, a cidade passa a contar com 13 unidades de AMAs, oito na Zona Sul, três na Zona Leste e duas na Sudeste. A Secretaria da Saúde pretende colocar em funcionamento mais 27 AMAs ainda este semestre.

Cidade Tiradentes, no extremo Leste da cidade, ganhou nesta quinta-feira (19/1) sua primeira AMA (Assistência Médica Ambulatorial), localizada na divisa com os distritos de Itaquera e Guaianases.

“Essa AMA terá um grande papel na região, porque oferece atendimento rápido, sem necessidade de marcação de consulta, e mais expandido no tempo, porque vai das 7h da manhã às 7h da noite, inclusive aos sábados e feriados”, disse o prefeito durante a inauguração da AMA Fazenda do Carmo.

As AMAs atendem a casos de baixa complexidade médica, que as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) não têm condições de atender, mas que também não precisam ser encaminhados a hospitais. Elas funcionam como serviço complementar de atendimento à saúde, dando apoio aos postos.

Em parceria com a Casa de Saúde Santa Marcelina, a AMA Fazenda do Carmo tem capacidade para atender a cerca de 360 pessoas por dia, o que significa quase 9 mil atendimentos por mês.

A área de abrangência da unidade são os bairros de Vila Cosmopolita e Jardim Áurea, e os conjuntos habitacionais Fazenda do Carmo e José Bonifácio (ambos na região de Itaquera), que, no total, abrigam aproximadamente 7.500 famílias.

Em Cidade Tiradentes, a principal referência em unidade de saúde até o momento é o Pronto-Atendimento Glória Rodrigues Santos Bonfim. Os principais problemas de saúde na região são hipertensão, diabetes e infecções respiratórias.

A Secretaria Municipal de Saúde investiu cerca de R$ 1,25 milhão na construção da AMA inaugurada hoje. A Secretaria de Infra-Estrutura Urbana e Obras, por intermédio de seu Departamento de Edificações (EDIF), foi responsável pela obra.

O prédio de 840 m2 conta com nove consultórios (inclusive odontológico), farmácia, salas de emergência, de inalação, de medicação, de curativos, de educação em saúde, de coleta de material para exames laboratoriais e de enfermagem, entre outros espaços.

A nova unidade trabalhará com um gerente, três médicos clínicos (plantão diário), dois médicos pediatras (plantão diário), dois enfermeiros, oito auxiliares de enfermagem, seis funcionários administrativos, dois auxiliares de limpeza e um vigia.

Após o descerramento da placa inaugural, o prefeito conversou com funcionários, pacientes e moradores do entorno que participavam da cerimônia, e visitou algumas salas e a farmácia, onde se disse satisfeito com o atendimento.

“Um paciente se apresentou com uma receita extensa, e a farmácia possuía todos os medicamentos", observou. A farmácia servirá tanto para a AMA quanto para a UBS Fazenda do Carmo, que está em construção no mesmo terreno e deverá ser entregue no primeiro trimestre deste ano.

Com a unidade Fazenda do Carmo, a cidade passa a contar com 13 unidades de AMAs, oito na Zona Sul, três na Zona Leste e duas na Sudeste. A Secretaria da Saúde pretende colocar em funcionamento mais 27 AMAs ainda este semestre, sendo cinco até o final de janeiro.

A AMA Fazenda do Carmo está localizada na rua Francisco Cardoso Júnior, esquina com a avenida 2, em Cidade Tiradentes.