Uma intensa movimentação de montagem e instalação de vigas metálicas e lajes pré-moldadas começa a ocupar o lugar das estruturas inacabadas e do abandono que, há anos, degradam a região.
Para a execução será necessário interditar a Avenida do Estado (sentido centro-bairro), no trecho entre as ruas Cipriano Barata e Brigadeiro Jordão, e duas pistas da Rua das Juntas Provisórias (sentido Avenida do Estado-Via Anchieta), entre a Avenida do Estado e a Rua do Grito.
A Rua Cipriano Barata -- entre a Avenida do Estado e a Rua Paulo Barbosa -- e a Rua Hipólito Soares, entre as ruas Cipriano Barata e Agostinho Gomes, passarão a ter sentido único de circulação de veículos. As alterações no trânsito entram em vigor a partir das 16h de sábado (21/01).
Detalhes da Obra
Já na segunda-feira, serão lançadas as primeiras do total de 1.031 placas pré-moldadas.
Em três frentes simultâneas - Frente 1: Avenida do Estado da Praça Alberto Lion até Estação Clube Atlético Ypiranga.
Frente 2: Avenida do Estado na Estação Clube Atlético Ypiranga até Rua das Juntas Provisórias com Rua Dom Lucas Obes.
Frente 3: Rua das Juntas Provisórias com Rua Dom Lucas Obes até o Terminal Sacomã – com 60 homens em cada uma delas. A previsão é de que as obras estejam concluídas em oito meses.
Transporte rápido e eficiente
O Expresso Tiradentes se insere dentro de uma nova geração de corredores de transporte coletivo, com tecnologia avançada e monitoramento em toda extensão, sinalização e acessos seguros para pessoas com mobilidade reduzida, além de tratamento paisagístico.
Ligação direta entre o Parque D. Pedro II, o Sacomã e a Cidade Tiradentes, o novo corredor terá 31,8 quilômetros de pista exclusiva para transporte coletivo, quatro terminais e três estações de transferência.
O Expresso Tiradentes vai se integrar com o metrô nas Estações Pedro II, Sacomã e Vila Prudente, e com os trens da CPTM, no Ipiranga. Chegará também ao corredor intermunicipal metropolitano que liga São Mateus ao distrito do Jabaquara, na Zona Sul, cortando quatro municípios vizinhos à Capital. Outra vantagem é a conexão com o Corredor Paes de Barros – trajeto alternativo para o Centro, servindo à região da Mooca.
Com previsão de 350 mil passageiros por dia, o novo corredor exclusivo vai atender a 1,5 milhões de habitantes, em especial das áreas mais distantes da região Leste -- Cidade Tiradentes, Iguatemi, São Rafael e São Mateus -- e conjuntos habitacionais populosos.
Sua operação permitirá a redução do tempo de viagem do Parque D. Pedro à Cidade Tiradentes de 130 para 70 minutos, com a criação de linhas expressas e semi-expressas. Além do ganho de tempo, isso garantirá maior regularidade e conforto nas viagens, determinados pela exclusividade viária e pelas pistas de ultrapassagem nos pontos de parada.
As obras do Expresso Tiradentes começaram em novembro no Parque D. Pedro II. Em frentes simultâneas, foi iniciada, já em dezembro, a construção do Terminal Teotônio Vilela, ponto estratégico de atendimento direto de mais de meio milhão de habitantes.
O terminal representa também um marco importante na organização das linhas intermunicipais de ônibus devido à proximidade com a região ao norte do município de Santo André.
![Obras do Expresso Tiradentes avançam para o trecho elevado](https://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/upload/fura nova_200_1137707835.jpg)