São Paulo ganha novos parques e um guia para seus 15 milhões de m² de área verde

A Prefeitura de São Paulo lançou o Mapa Verde, um guia de localização dos parques municipais, e anunciou a criação de quatro novos parques na cidade, que devem elevar em 33% a área verde oficial de São Paulo. Outros dois espaços na Zona Sul receberam investimentos para se transformar em parques.

A Prefeitura de São Paulo lançou neste domingo (22/01) um guia de localização dos parques municipais de São Paulo e anunciou a criação de quatro novos parques na cidade de São Paulo. “Nós vamos aumentar em 33% a área verde oficial de São Paulo”, disse o prefeito.

O Mapa Verde traz endereço, horário de funcionamento e principais características dos 32 parques da cidade de São Paulo, além de apontar parques estaduais e áreas de proteção ambiental localizados no município. Os parques municipais já implantados correspondem a 15 milhões de m² de área verde, espalhados de forma heterogênea pelo território de São Paulo.

Cada um deles tem características peculiares, muitas vezes desconhecidas pela maioria dos paulistanos. O Mapa Verde é um convite a desvendar os parques e as muitas surpresas que eles reservam. O guia terá tiragem inicial de 7 mil exemplares e poderá ser retirado na Administração do Parque Ibirapuera até o dia 29 de janeiro.

Novos parques

O prefeito também assinou um convênio para integrar ao Parque do Carmo uma área da Companhia Metropolitana de Habitação de São Paulo (Cohab) de 5 milhões de metros quadrados e anunciou a desapropriação de terrenos em três regiões da cidade, Itaquera, Ipiranga e na Avenida Paulista, que vão se transformar em parques municipais.

“Nós estamos desapropriando uma área na Avenida Paulista para ser um ‘parque praça’. Ao mesmo tempo estamos também desapropriando um terreno de mais de vinte mil metros quadrados colado ao parque da Independência, no Ipiranga, e uma área em Itaquera, que é uma região que tem muito pouco espaço verde. Temos ainda uma quarta área, que é da Cohab, ligada ao parque do Carmo, que nós vamos trazer para a municipalidade”, disse o prefeito.

O Parque Linear de Itaquera possuirá 55 mil metros quadrados - dos quais 39.178,43 decretados de utilidade publica e o restante de área pública - e será implantado ao longo da Avenida Itaquera. A área fica entre a rua Castelo do Piauí e avenida Itaquera de um lado, e a rua Tomazzo Ferrara e o córrego Rio Verde, do outro. A Prefeitura vai desapropriar o terreno.

O parque possuirá poucos equipamentos para permitir a preservação da área permeável às chuvas e abrigará um centro de educação ambiental. O lago local será voltado para atividades de lazer e o parque deverá recuperar a mata ciliar e revalorizar a região central de Itaquera.

Este parque é um novo conceito de ocupação de áreas verdes que contenham rios ou córregos na cidade. É um parque integrado e que respeita as fontes de água, que é projetado e executado para prevenir enchentes, porque segue o caminho de um rio, respeitando a calha original e colaborando com a redução das enchentes na região.

A área da Avenida Paulista, com 5.396 metros quadrados, está localizada no número 1.853. Trata-se da última mancha de cobertura vegetal original da cidade de São Paulo e era ocupada por um estacionamento que funcionava irregularmente. Atualmente, o terreno faz parte da massa falida do Banerj. O decreto de desapropriação foi assinado em outubro de 2005.

E no Ipiranga a área localizada na Rua Bom Pastor, esquina com a Rua Sorocabanos, com 21.188,36 metros quadrados, será integrada ao Parque Independência. A Prefeitura vai ampliar o Parque Independência com a desapropriação de duas áreas, de 20 mil e de 1.149 metros quadrados, na esquina da rua Bom Pastor com a rua Sorocabanos.

Investimentos em parques

O prefeito ressaltou que R$ 4 milhões foram investidos na implementação dos parques Alto da Boa Vista e Darci Silva e em melhorias no Parque do Cordeiro - os três em Santo Amaro. Os dois primeiros projetos estavam praticamente paralisados no início da gestão.

O parque do Alto da Boa Vista - criado por decreto de 2003 - possui área de 31 mil metros quadrados e está localizado na rua Vigário João de Pontes com rua Visconde de Porto Seguro, na Chácara Flora. A área é de preservação permanente, tem mata nativa e vegetação que inclui mata ciliar, além da nascente do córrego Poli. Atualmente, o terreno está fechado por muros e malotões de concreto para evitar descarga clandestina de entulho.

O Parque Darci Silva - criado pela lei nº10992/91 - está na avenida Salim Antônio Curiati, no bairro Jurubatuba, com área de 21.787 metros quadrados. Tem em sua área o CDM Maria Felizardo (em uso), além de um clube dos escoteiros, que ocupam cerca de 12 mil metros quadrados. Há espaço para o plantio de até mil árvores.

E o parque do Cordeiro, com 34 mil metros quadrados, está situado na Chácara Monte Alegre, na Avenida Professor Rubens Gomes de Souza, com Avenida Professor Vicente Rao, Rua Breves e Rua Dr. José Ferraz de Oliveira.