Prefeitura inicia a colocação do piso elevado dos trechos I e II do Expresso Tiradentes

A instalação das 1.031 placas pré-moldadas que permitirão a utilização das estruturas inacabadas do antigo Fura-Fila começaram nesta segunda-feira.

 A Prefeitura de São Paulo iniciou, nesta segunda-feira (23/01), a colocação das lajes pré-moldadas que irão compor o piso do trecho elevado da linha Expresso Tiradentes. O prefeito de São Paulo vistoriou as obras em seus dois primeiros trechos, que interligarão de forma expressa o Parque D. Pedro II, no Centro, ao Sacomã, na zona Sudoeste.

“Para o Ipiranga, essas obras interrompidas sempre foram um fator de degradação, porque vêm se arrastando desde meados da década passada. Agora, com seriedade, estamos fazendo um projeto maior, sem interrupção e procurando concluir dentro do menor prazo possível”, observou o prefeito.

O prefeito também visitou o canteiro de obras do Terminal Sacomã, um dos terminais de ônibus que integram o projeto do Expresso Tiradentes. Com a conclusão desses dois primeiros trechos do corredor, prevista para o fim deste ano, a Prefeitura acredita que toda aquela região, degradada há anos, seja valorizada. “Mesmo porque haverá um cuidado grande do ponto de vista estético e ambiental”, explicou.

Com o trecho para o Sacomã pronto até dezembro deste ano, a linha expressa já poderá funcionar naquele percurso, beneficiando primeiramente a população das regiões do Glicério, Ipiranga e Sacomã. Os trechos 3 (ramal Vila Prudente), 4 (Vila Alpina-São Mateus) e 5 (São Mateus-Cidade Tiradentes) devem ser concluídos até dezembro de 2008.

Metade do tempo

A Linha Expressa Parque D. Pedro-Cidade Tiradentes terá 31,8 km de extensão e deve transformar o esqueleto inconcluso do antigo Fura-Fila no trecho inicial de um corredor que ligará a Cidade Tiradentes e bairros adjacentes ao Centro de São Paulo.

O Expresso terá um custo de R$ 450 milhões (R$ 250 milhões do governo federal e R$ R$ 200 milhões da prefeitura) e deverá beneficiar entre 350 e 400 mil passageiros por dia, atendendo uma população de 1,5 milhão de habitantes.

A linha atravessará o território de sete subprefeituras (Cidade Tiradentes, Itaquera, São Mateus, Vila Prudente/Sapopemba, Mooca, Sé e Ipiranga) e contemplará 16 distritos: Cidade Tiradentes, Itaquera, José Bonifácio, São Mateus, Iguatemi, São Rafael, Sapopemba, São Lucas, Vila Prudente, Água Rasa, Mooca, Sé, Cambuci, Ipiranga, Cursino e Sacomã. A linha vai contar com sete estações terminais (Teotônio Vilela, Sacomã, São Lucas, São Mateus, D. Pedro II, Vila Prudente e Cidade Tiradentes), duas delas interligando linhas do Metrô e de trens da CPTM.

Sua operação permitirá a redução do tempo de viagem do Parque D. Pedro a Cidade Tiradentes, de 130 para 70 minutos, com a criação de linhas expressas e semi-expressas. Além do ganho de tempo, o novo corredor garantirá mais regularidade e conforto nas viagens, determinados pela exclusividade viária, com maior velocidade e pistas de ultrapassagem nos pontos de parada.

As obras do Expresso Tiradentes começaram em novembro de 2005, no Parque D. Pedro II. Em frentes simultâneas, já em dezembro foi iniciada a construção do Terminal Teotônio Vilela, ponto estratégico de atendimento direto de mais de meio milhão de habitantes.

O terminal representa também um marco importante na organização das linhas intermunicipais de ônibus devido à proximidade com a região ao norte do município de Santo André.

Nesta segunda-feira, as obras avançaram para o trecho elevado, exigindo a interdição da Avenida do Estado (sentido centro-bairro), no trecho entre as ruas Cipriano Barata e Brigadeiro Jordão, e de duas pistas da Rua das Juntas Provisórias (sentido Avenida do Estado-Via Anchieta) entre a Avenida do Estado e a Rua do Grito.

A Rua Cipriano Barata -- entre a Avenida do Estado e a Rua Paulo Barbosa -- e a Rua Hipólito Soares, entre as ruas Cipriano Barata e Agostinho Gomes -, passaram a ter sentido único de circulação de veículos. As alterações no trânsito entraram em vigor às 16h do último sábado (21/01).

Para diminuir o incômodo e garantir a circulação de veículos na região, a CET programou desvios orientados e rotas alternativas de tráfego, com ampla sinalização. As obras do Expresso Tiradentes ocorrem simultaneamente em três frentes: 1) Avenida do Estado, da Praça Alberto Lion até a Estação Clube Atlético Ypiranga; 2) Avenida do Estado, na Estação Clube Atlético Ypiranga, até Rua das Juntas Provisórias com Rua Dom Lucas Obes; e 3) Rua das Juntas Provisórias com Rua Dom Lucas Obes até o Terminal Sacomã.

Funcionamento

O Expresso Tiradentes terá início na Estação de Transferência Parque D. Pedro II, na área central da cidade. O primeiro trecho seguirá até o Terminal Sacomã, passando por cinco estações de embarque e desembarque. O Ramal Vila Prudente ligará o trecho Parque D. Pedro II -Sacomã e o trecho Vila Alpina-Cidade Tiradentes do corredor, que completará a ligação até o centro da cidade.

Nesse trecho, o ramal contará com o Terminal Vila Prudente (já existente) e com três paradas. Em seguida, correndo pelo eixo das avenidas Professor Luiz Ignácio de Anhaia Mello e Sapopemba, alcançará o terminal metropolitano da EMTU no Largo de São Mateus.

Esse trecho contará com dois terminais - São Judas e Cohab Teotônio - e 16 paradas. Finalmente, a partir do Largo de São Mateus, o Corredor seguirá pela Avenida Ragueb Chohfi e pela Estrada do Iguatemi, até atingir o Terminal Cidade Tiradentes, passando por 12 paradas.