Centro da cidade terá 38 câmeras para monitoramento

Prefeitura e o Grupo Telefônica assinaram protocolo de intenções para implantação do projeto.

A Prefeitura vai implantar um sistema de monitoramento do Centro da cidade com a instalação de 38 câmeras, que terão capacidade de monitorar 94 ruas dessa região. O sistema terá como principais objetivos a melhoria da segurança urbana e a fiscalização de posturas.

Nessa primeira fase, os equipamentos serão colocados no Centro Histórico, Vale do Anhangabaú, Centro Novo, Praça da Bandeira, Região da 25 de Março, Avenida Paulista e Nova Luz.

O protocolo de intenções para o desenvolvimento do projeto foi assinado nesta segunda-feira (23/1) entre o município e a empresa Telefônica - responsável pela doação das câmeras.

Os equipamentos têm foco de visão de 360º, captam imagens com nitidez num raio de um quilômetro, e serão instalados no alto de prédios e postes. As primeiras câmeras deverão começar a funcionar em abril, quando também entra em operação a Central de Monitoramento, onde serão armazenadas as imagens, no bairro da Luz. O custo do projeto - incluindo equipamentos, instalação e treinamento de pessoal para uso das máquinas - é estimado em R$ 2,7 milhões.

“Esta é uma parceria precisa, com efeito social direto na qualidade de vida da população que transita pelo Centro. A tecnologia é boa, e as câmeras serão localizadas em locais de difícil acesso”, disse o prefeito, adiantando que pretende expandir o projeto.

“Esta é uma iniciativa que será propagada pela cidade. Com mais 100 câmeras podemos cobrir a cidade nos pontos mais importantes de cada região”, completou.

Segundo explicou o coronel Alberto Silveira, cada câmera terá capacidade de monitorar, em média, quatro ruas. Em alguns locais, como a Avenida Paulista, serão instaladas até três câmeras. Silveira destacou que o monitoramento por câmeras se insere num projeto mais amplo de revigoramento e segurança da cidade, como o aumento do efetivo da Guarda Civil Metropolitana, que deverá contar com 260 novos guardas.

O secretário de Serviços ressaltou a importância da iniciativa para o processo de melhoria do Centro da cidade. “Com as câmeras vamos controlar melhor os ilícitos, a postura e a limpeza. A segurança é vital para o nosso projeto de trazermos mais gente para o Centro”, disse.

Já o secretário de Governo destacou que o monitoramento por câmeras é um presente para a cidade na semana do aniversário de São Paulo - no próximo dia 25 (quarta-feira) o município completa 452 anos. O presidente da Telefônica, Fernando Xavier, afirmou que a empresa tem satisfação em fazer parceria com a Prefeitura.