Secretário de Educação conversa com educadores em videoconferência

Programas desenvolvidos pela secretaria e a descentralização dos recursos da Educação para as Associações de Pais e Mestres foram os destaques da conversa, transmitida direto do CEU Cidade Dutra.

Os programas ''São Paulo é uma Escola'', ''Ler e Escrever'' e a descentralização dos recursos da Educação para as Associações de Pais e Mestres (APMs), dando às unidades de ensino maior autonomia foram alguns temas abordados pelo secretário municipal de Educação em videoconferência realizada na manhã desta segunda-feira (23/01), direto do CEU Cidade Dutra.

Participaram do evento a secretária adjunta da pasta, a coordenadora dos CEUs, Anna Maria Quadros e o Coordenador de Educação da Capela do Socorro, Jacomo Facio Nato. A videoconferência foi transmitida para os outros 20 CEUs da Rede Municipal de Ensino.

''Uma educação democrática é aquela que oferece um pouco mais da escola para quem tem menos em casa a fim de que todos tenham as mesmas oportunidades. É preciso abrir o guarda-chuva da Educação o dia inteiro sobre as nossas crianças'', disse o secretário sobre o ''São Paulo é uma Escola''. Para ele, descentralizar os recursos para as APMs das escolas é um ''avanço muito importante'', que deve ser mantido. Ele explicou que por isso a medida foi transformada em lei.

Sobre a Educação de Jovens e Adultos (EJA) e o Centro Integrado de Educação de Jovens e Adultos (CIEJA), o secretário disse que são programas da ''maior importância'', assim como os esforços na questão do ensino profissionalizante. ''Esses programas dão oportunidade a quem em algum momento não como se educar, muitas vezes por razões econômicas''.

O secretário falou ainda sobre a substituição de escolas de lata, as ampliações de unidades, pinturas e reformas nos equipamentos. ''Ensino não se faz com tijolo e telha, mas com o objetivo fundamental focado na criança, priorizando o professor e tendo um bom projeto pedagógico'', disse. Todos os projetos, afirmou o secretário, devem estar vinculados a uma formação continuada dos professores dentro desse objetivo, para que se tenha não só a formação dos professores, mas o resultado efetivo do que foi proposto. ''Quem pára de se atualizar, pára no tempo'', advertiu. ''Temos que nos preparar sempre''.

Formação continuada

Favorável à pós-graduação dos professores, o secretário disse que ela precisa ser estimulada, mas não pode afastar o pós-graduando da escola, pois quando isso acontece ''o coletivo fica sem usufruir o aprendizado''.

Sobre a avaliação dos alunos, disse que os resultados devem interferir sobre os projetos pedagógicos. ''Sem o feedback da avaliação, não dá para corrigir os defeitos e aprimorar o ensino''. É um instrumento importante para o aluno, o professor, a escola e a secretaria, destacou. ''O que nos irmana é o objetivo final de criar uma Educação de qualidade que dê às crianças de nosso país a mesma oportunidade''.