Secretaria inaugura Centro de Referência da Criança e do Adolescente para atender Zona Norte

O Centro de Referência da Criança e do Adolescente passou por um processo de reestruturação, adotando um novo conceito de espaços menores e mais aconchegantes.

A Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS) inaugura na próxima quinta-feira ( 26/01) o Centro de Referência da Criança e do Adolescente Santana/Casa Verde (rua Águas Virtuosas, 945, na Casa Verde).

Depois de passar por uma reestruturação que faz parte do programa São Paulo Protege suas Crianças, um dos pilares da política pública da SMADS, este é o quinto Centro de Referência que está sendo inaugurado, desde agosto de 2005. Neste período, cerca de 150 crianças já foram reinseridas ao convívio familiar e na rede de proteção social da secretaria.

”Com esta iniciativa, o local passa a cuidar de crianças e adolescentes de uma forma mais personalizada. Isso faz com que o trabalho de encaminhamento desses jovens de volta às suas famílias ou para a nossa rede assistencial seja mais eficaz e rápido”, explica o secretário de Assistência e Desenvolvimento Social.

Além dos distritos da Casa Verde e Santana, o novo Centro de Referência da Criança e do Adolescente (CRECA) atenderá os bairros do Tucuruvi, Cachoeirinha, Jaçanã, Tremembé, Vila Maria e Vila Guilherme.

O local tem capacidade para atender 20 crianças e adolescentes/dia de ambos os sexos, em situação de risco pessoal e social, de abandono, de rua, e vítimas de violência, de exploração do trabalho infantil e envolvidos em conflitos familiares, entre outros.

Sob a gestão da Associação Fé em Ação, a casa funciona 24 horas por dia, com o objetivo de providenciar encaminhamentos adequados, de acordo com a situação diagnosticada em cada caso. O período de permanência da criança e do adolescente na casa varia de 72 horas a 2 meses.

Ricardo Aviles Velis, coordenador do CRECA Santana/Casa Verde, destaca as atividades lúdicas que serão desenvolvidas, como oficinas de dança e pintura, e os passeios monitorados a unidades dos CEU’s mais próximas, ao balneário Garcia D’Avila e ao Horto Florestal, entre outras. O valor mensal do convênio é de R$ 36.750,00. Este é o primeiro convênio entre a SMADS e a Associação Fé em Ação.

O Centro de Referência da Criança e do Adolescente passou por um processo de reestruturação, adotando um novo conceito de espaços menores e mais aconchegantes. Outra preocupação foi implantá-los próximos às Varas de Infância e Juventude. Já foram inauguradas as unidades de São Miguel, Ipiranga, Butantã/Pinheiros e Itaquera.