Cidade Tiradentes recebe clube desportivo reformado

No Clube da Comunidade Tiradentes, ex- CDM Nova Era, a população comemorou a ampliação do espaço e as benfeitorias

Durante a re-inauguração do clube desportivo localizado na rua Eloá do Valle Quadros, em Cidade Tiradentes (zona Leste), na tarde desta quarta-feira (25), o prefeito de São Paulo conversou com jogadoras de futebol da comunidade e deu o pontapé inicial da partida entre o Esporte Clube Conexão 29 e a Associação Esportiva e Cultural Nova Era. O prefeito ressaltou a necessidade de se abrir espaço para o futebol feminino no clube, ex-CDM Nova Era, rebatizado de Clube da Comunidade Tiradentes. "Eu quero vir aqui assistir a um jogo de futebol feminino, está combinado?", disse o prefeito para os cerca de 100 moradores que participavam da cerimônia de reabertura do local.

"Esta obra não custou muito e ficou um encanto. Com R$ 150 mil, a Subprefeitura conseguiu montar todo esse equipamento, com quadra poliesportiva iluminada, campo gramado cercado, arquibancada adaptada para pista de skate, estacionamento, prédio com sala de oficinas, módulo de vestiários, banheiros, playground e área com mesas", elogiou o prefeito.

O clube passou por uma ampla reforma, e agora será gerido por três entidades da região: Associação Esportiva Aliança Futebol, Associação Esportiva e Cultural Nova Era, e Sociedade Esportiva e Cultural Verona Cidade Tiradentes. "Para manter um clube como esse, é preciso ter uma administração comunitária muito bem feita. Tenho certeza de que isso vai acontecer aqui", observou o prefeito.

O Clube da Comunidade Tiradentes deverá atender, gratuitamente, a cerca de 2.000 pessoas por mês, com atividades comunitárias nos segmentos desportivo, recreativo, social e cultural. Estão previstas oficinas de Capoeira, Street Dance, Grafitagem, Tai-Chi-Chuan, Yoga e Skate, entre outras.

Nos anos 90, a área de 8 mil metros quadrados onde hoje está o clube servia de alojamento para os funcionários das obras de construção do Conjunto Habitacional Santa Etelvina. Com o término das obras, o alojamento foi retirado e a comunidade se organizou para ocupar o espaço ocioso, transformando a área num campo de futebol, com vestiário e lanchonete. As pequenas benfeitorias foram realizadas através de parcerias com comerciantes e recursos próprios da comunidade. Entre 1998 e 1999, as entidades Associação Esportiva Aliança Futebol, Associação Esportiva e Cultural Nova Era e Sociedade Esportiva e Cultural Verona Cidade Tiradentes solicitaram o espaço junto à Secretaria de Esportes para transformá-lo em área de esporte e lazer. Em 2004, a Prefeitura autorizaria o uso do espaço para esportes desde que fosse constituído em CDM (Centro Desportivo Municipal). Devido a falta de recursos das entidades para providenciar a documentação, acabaram não conseguindo concretizar o plano de implantar um CDM no local. O sonho dos moradores do entorno só seria realizado em outubro de 2005, a partir do decreto 46.425, que dispôs sobre a organização dos Clubes da Comunidade e instituiu o Programa Municipal do Desenvolvimento do Esporte Comunitário.

Em toda a cidade, em 2005, foram investidos R$ 3,7 milhões para reformar 74 dos 207 Clubes da Comunidade (antigos CDM's) existentes em várias regiões da cidade. As reformas incluíram, principalmente, o cercamento dos campos e quadras, a manutenção do piso das canchas de bocha, a reforma das áreas cobertas e de vestiários, a instalação de playground, a construção de muros de fechamento e a realização de pintura geral.

Confira a programação completa do aniversário de São Paulo