Capacita Sampa emprega 284 educadores

O programa oferece qualificação profissional para 7.300 adolescentes de baixa renda com idade entre 16 e 20 anos.

O programa Capacita Sampa da Secretaria Municipal do Trabalho já criou desde o início das atividades, em novembro do ano passado, 284 empregos diretos para profissionais da área de educação. Os trabalhadores foram contratados via entidades parceiras como Cursinho da Poli e FAT (Fundação de Apoio a Tecnologia).

O programa oferece qualificação profissional para 7.300 adolescentes de baixa renda com idade entre 16 e 20 anos. Além do ensino técnico gratuito, os jovens recebem uma bolsa de R$ 200,00 durante a capacitação.

Rafael Santana, de 21 anos, trabalha desde o início do Capacita Sampa. Estudante de Serviço Social da PUC, Rafael deu aulas de inclusão digital na primeira fase e agora é monitor nas oficinas de orientação vocacional. Para ele, a oportunidade de trabalhar com os jovens carentes está sendo uma excelente forma de aprendizado.

”Consigo aplicar todos os conhecimentos da faculdade com os alunos. Para eles é uma chance de mudar de vida e para nós que trabalhamos no projeto, é uma oportunidade de enriquecer o currículo”, diz Rafael. O universitário foi contratado temporariamente pelas instituições Cursinho da Poli e FAT.

Para a primeira fase foram contratados especialistas nas áreas de matemática, português e informática. Ao todo 179 profissionais, entre Doutores e Mestres e universitários em Educação, trabalharam por um mês e meio (7/11 à 30/12) no Capacita Sampa.

Para o segundo módulo de Orientação Vocacional, a Fundação de Amparo a Tecnologia contratou, também em caráter temporário, 105 pessoas, entre supervisores de ensino, palestrantes e monitores. Neste momento estão sendo procurados profissionais para dar palestras sobre o mercado de trabalho.

São cozinheiros, técnicos de informática, web designers, turismólogos, estilistas e profissionais ligados a área de indústria que irão nas próximas semanas ajudar os jovens a escolherem um entre os quatro cursos profissionalizantes oferecidos.

Daiane da Costa de 17 anos, aluna do Capacita Sampa, está empolgada: “ Gostei muito da primeira fase e estou prestando bastante atenção nas palestras. Escolhi inicialmente informática mas se não tiver vaga, vou fazer turismo.”