Palestra sobre meio ambiente reúne 120 moradores de Campo Limpo

A palestra, na Escola Estadual Sussumo Hirata, foi programada para conscientizar a comunidade que mora às margens do Córrego dos Freitas quanto ao destino correto do lixo.

Palestra organizada pelo Comitê do Meio Ambiente da Subprefeitura de Campo Limpo reuniu esta semana mais de 120 pessoas, todas moradoras da região do Córrego dos Freitas. A palestra, na Escola Estadual Sussumo Hirata, foi programada para conscientizar a comunidade local, que vive em área de alto risco, quanto ao destino correto do lixo.

''O lixo, que na maioria das vezes vai para dentro dos córregos junto com o entulho, é um dos maiores causadores das enchentes. Esta é uma realidade que pode ser alterada, se houver uma redução na quantidade de lixo gerado e destinação final correta'', afirmou a arquiteta convidada Nina Orlon, Coordenadora da Rede das Agendas 21 na Zona Sul, e representante da Sociedade Civil no Comitê.

Para que a quantidade de lixo diminua, a coordenadora falou sobre a Política dos 'R': reduzir, reutilizar, reciclar, repensar e recusar.

A palestra também contou com a participação da bióloga Débora, do setor de Zoonoses, da Supervisão de Vigilância a Saúde de Campo Limpo. A bióloga orientou a comunidade no combate aos ratos, que é um sério problema da região e está inteiramente ligado à questão do lixo. Lembrou o que o melhor caminho para combate-los não é o veneno, e sim a atitude de não dar aos bichos alimento, abrigo, água e acesso.

O próximo encontro está previsto para o final do mês de fevereiro. O Comitê de Meio Ambiente da Subprefeitura é formado por representantes da Sociedade Civil, e de todas as Coordenadorias, incluindo Educação e Saúde.