Secretaria promove campeonato de futebol para crianças carentes

Participam do torneio jovens do Centro de Referência da Criança e do Adolescente Butantã/Pinheiros, além de jovens que vivem na rua. Torneio é em uma tentativa de criar vínculos e afastá-los das ruas e das drogas.

A Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS) promoverá nesta sexta-feira (27/01), das 9h às 13h, o 1º Torneio de Futebol de Salão com crianças e adolescentes que viviam no Complexo Viário Rebouças (na região da Paulista) e as que estão no Centro de Referência da Criança e do Adolescente Butantã/Pinheiros (CRECA).

Ao todo, participarão 20 crianças e adolescentes, com idades entre 9 e 17 anos. O torneio será em uma quadra de futebol de salão, na praça Euclides Parentes Ramos, no Butantã.

As crianças e adolescentes que antes viviam no Complexo Viário Rebouças e agora estão sob o viaduto Bernardo Goldfarb (Viaduto Sumaré) têm sido acompanhados diariamente por agentes de proteção social da CAPE (Central de Atendimento Permanente e de Emergência) e pelas equipes da Assistência Social de Pinheiros.

Após o evento, as crianças e adolescentes almoçarão no Centro de Referência da Criança e do Adolescente Butantã/Pinheiros.

As abordagens sistemáticas e regulares têm resultado em ações práticas, como encaminhamentos às suas famílias, ao Centro de Referência da Criança e do Adolescente Butantã/Pinheiros (CRECA) e à Biblioteca Alceu Moroso Lima, onde as crianças participam de atividades culturais, em uma tentativa de criar vínculos e afastá-los das ruas e das drogas.

A iniciativa faz parte da política pública de reinserção social, dentro do programa São Paulo Protege, um dos pilares da SMADS.