Operação Volta às Aulas começa segunda-feira

O objetivo da ação é ordenar o trânsito nas escolas com maior movimento, que causam impacto no sistema viário da Capital.

A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) inicia, na próxima segunda-feira (30/01), a Operação Volta às Aulas, nas proximidades de 142 escolas da cidade. O objetivo dessa ação é ordenar o trânsito nas escolas com maior movimento, que causam impacto no sistema viário da Capital.

Durante a Operação Volta às Aulas, que contará com 261 técnicos da CET, serão coibidos a formação de filas duplas e o estacionamento irregular, disciplinado o embarque e o desembarque de alunos, e orientada a travessia de pedestres. Haverá ainda ajustes semafóricos para garantir e facilitar o acesso às escolas.

A CET faz também o treinamento prévio de funcionários das escolas no desenvolvimento de ações como orientação de travessia e disciplina do embarque e desembarque de alunos. Serão implantadas 200 faixas e 100 banners nas proximidades das escolas, com mensagens educativas para orientar os usuários.

Ações da CET

Operação Contínua (em 19 escolas): treinamento de funcionários das escolas, que desenvolverão ações operacionais; presença de agentes da CET, nos horários de maior impacto ao trânsito.

Operação Periódica (em 63 escolas): treinamento de funcionários das escolas, que desenvolverão ações operacionais; presença de agentes da CET, pelo menos uma vez por semana, para avaliação das medidas técnicas e operacionais adotadas.

Operação Supervisionada (em 34 escolas): treinamento de funcionários das escolas, que desenvolverão ações básicas de segurança e orientação, como orientação de travessia e organização de embarque e desembarque de alunos, com acompanhamento periódico de agentes da CET.

Ação Educativa (em 26 escolas): treinamento de funcionários das escolas, que desenvolverão ações básicas de segurança e orientação, como orientação de travessia e organização de embarque e desembarque de alunos.

Medidas gerais adotadas

Priorizar e orientar a travessia de alunos nas faixas de segurança
Orientar o embarque e desembarque coibindo fila dupla
Orientar e operar o estacionamento em locais com estacionamento permitido por 15 minutos com pisca alerta ligado
Operar as áreas destinadas ao embarque e desembarque de alunos
Efetivar a operação manual de semáforos
Fiscalizar estacionamentos irregulares

Escolas com maior impacto na malha viária principal

EMPG Prof.ª Joaninha G. Fagundes
Emei Manuel Preto
Colégio Arquidiocesano
Colégio Jardim São Paulo
Colégio Palmares
Colégio Integrado Objetivo
EMEF Ruy Barbosa
Mackenzie
Colégio São Luiz
Colégio Agostiniano São José
Colégio Agostiniano Mendel
Colégio São Vicente de Paula
Colégio Liceu Pasteur
Colégio Visc. De Porto Seguro
Colégio Santa Maria
FAAP
Colégio Santo Antonio de Lisboa
Colégio João XXIII
Escola Paulista