Rodízio de veículos volta a vigorar na cidade nesta segunda-feira

A medida restringe a circulação de veículos no Anel Viário da cidade nos períodos da manhã, das 7h às 10h, e da tarde, das 17h às 20h.

A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) retomará a Operação Horário de Pico - Rodízio Municipal, a partir desta segunda-feira (30/01) para os veículos com placas de finais 1 e 2. A medida restringe a circulação de veículos no Anel Viário da cidade nos períodos da manhã, das 7h às 10h, e da tarde, das 17h às 20h.

Durante o rodízio ficam impedidos de circular os automóveis e caminhões nas ruas e avenidas internas ao chamado Anel Viário, formado pelas marginais Tietê e Pinheiros, avenidas dos Bandeirantes e Afonso D´Escragnole Taunay, Complexo Viário Maria Maluf, avenidas Tancredo Neves e Juntas Provisórias, Viaduto Grande São Paulo e avenidas Professor Luís Ignácio de Anhaia Melo e Salim Farah Maluf.

Transitar em locais e horários não permitidos pela regulamentação prevista no Código de Trânsito Brasileiro implica em infração de trânsito de nível médio, resultando em multa no valor de R$ 85,12 e acréscimo de quatro pontos no prontuário do motorista.

Exceções

Estão excluídos do rodízio os veículos utilizados para o transporte de produtos perecíveis, combustíveis e insumos para atividades hospitalares, sangue e derivados, órgãos para transplante e materiais para análises clínicas; combustível aeronáutico e ferroviário, segurança de valores - devidamente autorizado pelo Departamento de Polícia Federal - e material para campanhas de saúde pública.

Também estão isentos do rodízio veículos de transporte coletivo, escolar, motocicletas e similares, táxis, guinchos, ambulâncias, viaturas policiais, Corpo de Bombeiros e Defesa Civil; veículos militares, serviço funerário, manutenção de água, luz, gás, telefone, coleta de lixo e tapa-buracos; bem como de fiscalização de trânsito e transporte.

Estão excluídos também os veículos dos correios - devidamente identificados - especialmente adaptados (unidades móveis) para prestação de serviços médicos, órgãos de imprensa, e os dirigidos por pessoas portadoras de deficiência física ou por quem as transportem, por médicos devidamente identificados com o selo de autorização, além daqueles a serviço dos Conselhos Tutelares.

A engenharia de campo da CET monitorará o cumprimento do rodízio em cerca de 90 pontos da cidade, diariamente.