Espetáculo ''O Porco'' terá sessão a preço popular nesta quarta

O texto retrata um porco que relembra momentos de sua existência. Na reconstituição de sua trajetória, fala de seus antepassados, sua família, sua condição social e seus desejos, sem metáforas.

A Secretaria Municipal de Cultura promove, no Centro Cultural São Paulo, a apresentação da reestréia da peça ''O Porco'' até 2 de março, depois do sucesso de crítica e público da primeira temporada. Nesta quarta-feira (01/02), o preço é popular, apenas R$ 1,50.

Em cena está Henrique Schafer, um dos indicados do primeiro semestre de 2005 ao Prêmio Shell de Melhor Ator, graduado em Licenciatura em Artes Cênicas pela Universidade de São Paulo. Ator com formação técnica no Conservatório Carlos Gomes, de Campinas, vinha se dedicando exclusivamente a projetos pedagógicos teatrais junto a diversas instituições.

O texto retrata um porco que relembra momentos de sua existência. Na reconstituição de sua trajetória, fala de seus antepassados, sua família, sua condição social e seus desejos. Não há metáforas. O que se ouve é o que se fala, ainda que prevaleça um jogo entre o que se expressa e o que se sente. Um jogo que se traduz em um passeio pelo “porão animal do homem a caminho do abate”.

Montagens

O original ''Strategie pour deux jambons'', de Raymond Cousse, foi publicado em forma de romance em 1978. Em 1979, seu autor fez uma versão para o teatro encenada por ele próprio. O sucesso foi enorme em toda a Europa.

Desde então, a peça vem sendo montada em vários países. A versão apresentada no CCSP é do dramaturgo e diretor Antonio Andres Lapeña, que fez também enorme sucesso de crítica e público na Espanha.

O ator é o foco desta montagem, seu corpo em uma relação crua e sensível com a concretude do espaço onde se realiza o ato teatral. A origem desta encenação deu-se no Lince - Laboratório do Ator, do Departamento de Artes Cênicas, da Universidade de São Paulo, coordenado por Antonio Januzelli, que investiga as bases expressivas do ator contemporâneo.

A direção é de Antonio Januzelli, ator, diretor, professor e pesquisador das práticas do ator no Departamento de Artes Cênicas e na Escola de Arte Dramática da Universidade de São Paulo. Seu trabalho mais recente em direção foi no espetáculo “Oito”, com o Núcleo 53 da EAD.

Como ator, seus últimos trabalhos foram “Kaspar”, com o Teatro dos Satyros (2004) e “Divertimentos em Bequadro”, obra que participou em 2001 do Festival Internacional de Teatro Experimental do Cairo/Egito.

Serviço

''O Porco'', com o grupo Arquipélago
Período:
quartas e quintas-feiras, até 2 de março de 2006
Horário: às 21h
Idade: a partir de 15 anos
Gênero: Drama (monólogo)
Local: Centro Cultural São Paulo - Espaço Cênico Ademar Guerra/porão
Lotação: 50 lugares
Preço: R$12,00
Duração: 50’
Bilheteria (horário de funcionamento): 1 hora antes

Ficha técnica

Texto: Raymond Cousse
Adaptação: Antonio Andres Lapeña
Direção: Antonio Januzelli (Janô)
Elenco: Henrique Schafer