Parque Aquático do Pacaembu recebe Copa Aquática de Natação

Torneio, realizado no último sábado (29/01), contou com a participação de 176 atletas e foi marcado pela inovação, graças ao uso de nadadeiras na disputa de quatro modalidades nos 50m.

No último sábado (29/01), o parque aquático do Pacaembu recebeu a I Copa Aquática de Natação, que contou com a participação de 176 atletas, de 17 associações. O torneio, promovido pela Secretaria de Esportes, Lazer e Recreação da Cidade de São Paulo — em parceria com a FAP (Federação Aquática Paulista) — foi marcado pela inovação, graças ao uso de nadadeiras na disputa dos 50m em quatro modalidades: livre, costas, borboleta e submerso.

Entre os nadadores, figuraram alguns grandes nomes do cenário nacional, como Nicolas dos Santos, recordista Sul-Americano dos 50m livre. Em fase de treinamento desde o dia 3 de janeiro, o atleta destacou a importância da Copa Aquática por ser a prova de abertura da temporada 2006 para a natação.

“A idéia da competição foi muito boa”, afirmou Nicolas, referindo-se ao uso dos propulsores, que garantiram a quebra de seis recordes mundiais, um deles superado pelo próprio atleta, nos 50m livre, com a marca de 21s27, 0s37 abaixo do estabelecido pelo russo Alexander Popov, em 2000.

“Eu esperava nadar um pouco melhor, mas os treinos têm sido puxados neste começo de ano, com mais de 10 quilômetros por dia debaixo das águas”, acrescentou Nicolas, que levou a medalha de ouro apenas no nado livre.

Quem também marcou presença na Copa e no topo do pódio foi a nadadora Rebeca Gusmão, campeã Brasileira dos 50m livre. A brasiliense aproveitou sua passagem por São Paulo — onde foi submetida a exames médicos de rotina — para “quebrar o gelo do início de ano”. “Este foi meu primeiro teste; para começar o ano com o pé direito”, disse a atleta, campeã nos 50m livre e 50m borboleta.

O menor tempo registrado no evento aconteceu no estilo submerso, disputado pela primeira vez no Brasil como estilo oficial. Rodrigo Bardi, da Academia Ecofit, nadou os 50m em 19s89.

Um presente para a cidade

Integrante dos eventos comemorativos dos 452 anos da cidade de São Paulo, a Copa Aquática de Natação recebeu inúmeros elogios em sua estréia. Mais do que uma inovação, ela representou um marco na natação brasileira.

“Colocamos uma modalidade (nado submerso) de lazer dentro de um esporte olímpico”, ressaltou o secretário de Esportes, que também esteve presente ao Pacaembu. “A diversão agora faz parte da rotina de competição dos atletas”, comentou, destacando a boa aceitação da prova por parte dos nadadores.

Os 30 anos do COTP

Prestes a completar três décadas de existência, o Centro Olímpico de Treinamento e Pesquisa mostrou mais uma vez por que é conhecido como o espaço formador de atletas. Com 15 competidores, o COTP foi um dos destaques da Copa Aquática, marcando expressiva presença no pódio.

O principal feito foi registrado nos 50m livre, categoria juvenil 2 feminino, com o domínio total das nadadoras Lie Érika, Tássia Ferreira e Ana Luiza Aroni, que levaram as três primeiras posições. Bianca Fernandes, Naiade Lara, Sarah Ferreira e Jessê Faria foram outros nomes constantes nas premiações.

“Nosso desempenho foi de bastante motivação. Mostramos a todos o nosso potencial, que só tende a crescer nas próximas competições”, avisou Ismar Barbosa, técnico de natação do COTP. O aniversário do COTP será comemorado no próximo dia 3 de fevereiro.