Prefeitura inaugura Albergue com Núcleo de Serviços em São Mateus

Gerenciado pela organização Ação Social São Mateus, o Semeando Cidadania atenderá às pessoas em situação de rua dos distritos de São Mateus, São Rafael, Iguatemi, Vila Prudente, São Lucas e Sapopemba.

A Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS) inaugurou nesta terça (31/01) o Albergue com Núcleo de Serviços Semeando Cidadania (av. Mateo Bei, 1409, em São Mateus). O albergue é mais um equipamento para atendimento à população em situação de rua.

Gerenciado pela organização Ação Social São Mateus, o Semeando Cidadania atenderá às pessoas em situação de rua dos distritos de São Mateus, São Rafael, Iguatemi, Vila Prudente, São Lucas e Sapopemba.

“Com esse novo conceito de albergue, a secretaria pretende oferecer um atendimento mais personalizado e humanizado à população em situação de rua. O Albergue Semeando Cidadania vem preencher uma lacuna desse serviço na região, pois não havia este tipo de equipamento aqui”, afirma o secretário, que ressalta ainda a importância do trabalho de reinserção social que o equipamento proporcionará.

O coordenador do Semeando Cidadania, Marcelo Messias dos Santos, explica que, antes, a distância do albergue mais próximo era um entrave para a ida dos moradores em situação de rua e dos carrinheiros/catadores para o equipamento.

“Os moradores em situação de rua dessas regiões tinham certa resistência em aceitar ir para algum outro albergue distante daqui. Agora, este serviço na região facilitará a ida deles para o local”, diz ele.

Equipamento

Instalado em um prédio de dois pavimentos, o Albergue Semeando Cidadania tem capacidade para 100 pessoas (70 homens, 20 mulheres e 10 para grupos de 2 famílias de 5 pessoas cada) à noite, das 17h às 8h, e 50 no Núcleo de Serviços durante o dia, das 9h às 16h.

No local há 8 dormitórios (um, com 14 leitos, é adaptado para portadores com deficiência e idosos), 8 banheiros, área de convivência com sala de TV, refeitório, lavanderia, sala com atendimento sócio-assistencial, além de um estacionamento para 15 carrinhos de material reciclável. No Núcleo de Serviços, os moradores em situação de rua terão ainda atividades sócio-educativas, como palestras, rodas de conversa e oficinas de artesanato.