Região de Pirituba ganha duas unidades de Assistência Médica Ambulatorial

As unidades contam, cada uma, com dois clínicos gerais, dois pediatras e um ginecologista, além de auxiliares. Todos residem nas proximidades.

A região da subprefeitura de Pirituba, na Zona Norte, ganhou duas novas unidades de Assistência Médica Ambulatorial (AMA) nesta quinta-feira (02/02): a Parque Maria Domitila e a City Jaraguá.

Com isso já são 17 AMAs entregues à cidade desde o início da gestão, atendendo a mais de 100 mil pessoas por mês. Ambas as unidades serão administradas em parceria com a Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).

As unidades contam, cada uma, com dois clínicos gerais, dois pediatras e um ginecologista, além de auxiliares. Todos residem nas proximidades. “Esta é a vantagem de trabalhar com uma entidade parceira: eles contratam gente da região e um sistema de concurso inviabilizaria isso”, disse o prefeito. Ele acredita que, desta maneira, as faltas e atrasos dos profissionais serão bastante reduzidos.

As AMAs, segundo o prefeito, são uma experiência que tem dado certo em São Paulo. “As pessoas estão satisfeitas com o atendimento”, afirmou, destacando a rapidez e a qualidade.

As unidades entregues nesta quinta-feira têm capacidade para aproximadamente 1,2 mil atendimentos ao mês e funcionam de segunda a sábado, das 7h às 19h. Ambas funcionarão também com equipes do Programa Saúde da Família (PSF), para as quais a Unifesp está selecionando profissionais.

Durante o evento o prefeito aproveitou para anunciar a autorização para que um trecho do córrego do Cintra seja canalizado. O trecho, de 200 metros de extensão, vai da rua Adão Ferraris com Elísio Cordeiro de Siqueira até a estaca 10.

Pelo menos 80 casas deverão ser beneficiadas diretamente e outras dezenas de forma indireta. A obra e o projeto - já pronto - deverão custar R$ 850 mil.