Jogos Regionais do Idoso (JORI) tem inscrições abertas

A valorização do idoso na prática esportiva e o aumento da qualidade de vida fazem parte do objetivo dos jogos. Quem tem 60 anos ou mais pode se inscrever até 17 de fevereiro.

O Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo, em parceria com a Secretaria de Estado da Juventude, Esporte e Lazer e Secretarias Municipais de Esporte, Lazer e Recreação e Participação e Parceria, por meio da Coordenadoria do Idoso, realizam em março a décima edição dos Jogos Regionais do Idoso (JORI).

Os objetivos do evento são contribuir para reverter a imagem do idoso na sociedade, valorizar a prática esportiva como fator de bem estar e resgatar a auto-estima para melhor convívio social dos idosos.

Criado em 1995, este evento é pioneiro no contato dos idosos com os esportes em uma dinâmica de disputa e valorização da saúde em que os limites são testados e os resultados aparecem como conseqüência de muito esforço e determinação dos idosos, que contribuem para a execução do evento e se exercitam.

Inscrições

Para participar do JORI é necessário ter 60 anos completos ou a serem completados no ano de 2006, ou idade superior; e fazer parte de projetos sociais apoiados ou desenvolvidos pelo Fundo Social de Solidariedade.

As modalidades para inscrição são atletismo, bocha, buraco, coreografia, damas, dança de salão, dominó, malha, natação, truco e voleibol adaptado. No ato da inscrição, o idoso deve apresentar um documento com foto.

As inscrições começaram em 17 de janeiro e vão até 17 de fevereiro, e podem ser feitas diretamente na Coordenadoria do Idoso (Rua Líbero Badaró, 119, Centro - 3º andar).

Acessibilidade

No dia 3 de março ocorre a abertura oficial do JORI no Conjunto Desportivo Constâncio Vaz Guimaraes (Rua Manoel da Nóbrega, 1361 - Ibirapuera). O local foi escolhido por ter melhor infra-estrutura no cuidado com os idosos, tanto na participação ativa nos jogos, quanto no público em geral já que um dos critérios de seleção dos locais que irão sediar os jogos provêm da fácil acessibilidade, conforto, segurança, adaptação esportiva e localização.

Os jogos acontecem entre os dias 2 e 5 de março, com competição entre as entidades participantes. "O evento atrai todas as idades, porém para que os idosos participem é necessária a motivação de toda a família, para que assim eles se sintam confiantes e busquem uma entidade para se inscrever", afirma Elizabete Missio, assessora técnica da Coordenadoria do Idoso.

"A cada ano aprendemos mais com os jogos e com sua estrutura de organização. Tudo deve ser pensado com foco principal no idoso, que é o grande ator deste espetáculo e não pode ficar sem uma alimentação adequada, sem um acompanhamento médico, sem estrutura e conforto", acrescenta a assessora.

Premiação

O primeiro colocado de cada modalidade participará dos Jogos Estaduais do Idoso (JEI), que este ano ocorrem na cidade de Taguaritinga, no interior do estado. Os três primeiros colocados receberão medalhas de ouro, prata e bronze, e todos os esportistas serão premiados com medalha de participação. As entidades vencedoras receberão troféus.

A competição do JORI motiva a participação da população idosa, que através da prática esportiva se prepara para os jogos, que chegam a ter mais de três mil participantes.

"Os benefícios da prática esportiva são vários: equilíbrio, auto-estima, prevenção da osteoporose, auxilio no controle de doenças com diabete, artrite e a depressão", afirma o cardiologista Luiz Antonio Nunes, coordenador do Idoso da Secretaria de Participação e Parceria.

Integração

O JORI contribui para que o esporte cumpra o seu papel social de integrar a sociedade como um todo, trazendo para o idoso a oportunidade de envelhecer com qualidade de vida. "Me senti muito integrado com os esportes", diz Hamilton Pereira de Almeida, 65 anos, atual campeão da categoria ''dama''.

"Este ano pude retornar para minha família e retomei a auto-estima. A convivência com as pessoas muda, não sou mais visto como inútil dentro da minha casa", completa Almeida. "O caráter do homem não termina, mas fica frustrado quanto a sua capacidade de produzir é questionada."

Praticar exercícios físicos proporciona sensação de bem-estar e pode diminuir em até 70% os riscos de morte por doenças cardiovasculares e em 37% por câncer, além de amenizar problemas como depressão e baixa auto-estima.