Prefeitura assina contrato de assistência técnica com o Instituto de Pesquisas Tecnológicas

O objetivo do contrato é a prestação de assistência técnica nos serviços de recapeamento realizados na cidade de São Paulo.

A Prefeitura de São Paulo firmou um contrato com o Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) do Estado de São Paulo nesta terça-feira (7/02). O objetivo do contrato é a prestação de assistência técnica nos serviços de recapeamento realizados na cidade de São Paulo.

“O contrato com o IPT será para controlar a qualidade do recapeamento. Como nós estamos fazendo muito recapeamento, como nunca se fez em São Paulo, nós temos que zelar pela qualidade”, explicou o prefeito.

O IPT vai elaborar um plano de trabalho para garantir a qualidade dos serviços de recapeamento asfáltico. O instituto poderá, durante o trabalho, recomendar melhorias e correções nas ruas que estão sendo recapeadas.

“Nós já fazemos fiscalização, mas o IPT é um instituto altamente especializado e vai dar uma contribuição adicional fiscalizando inclusive o próprio trabalho da Prefeitura”, disse o secretário municipal de Coordenação das Subprefeituras.

No decorrer do projeto o IPT terá de apresentar relatórios técnicos: um preliminar, 30 dias depois do início dos serviços, e outros 75, 120 e 165 dias após, com análises das avaliações e dos ensaios feitos nesse período, além de um relatório final. O prazo para conclusão dos serviços é de 180 dias. O custo total do contrato é de R$ 420 mil. Os serviços serão realizados em forma de amostragem.

O plano de trabalho do IPT abrange as seguintes atividades:

Avaliação da espessura e qualidade do revestimento asfáltico

· Extração de corpos-de-prova com aproximadamente 10 cm de diâmetro, com auxílio de sonda rotativa;
· Abertura de cavas para análise de material em laboratório e caracterização do revestimento;
· Análise comparativa dos resultados medidos e os valores especificados em projeto.

Avaliação funcional

Avaliação visual dos defeitos de execução, avaliação da irregularidade longitudinal e textura.

Coleta do material asfáltico

· O material asfáltico será coletado em dois locais: nas usinas onde os revestimentos forem processados e na hora da aplicação em campo;
· Os materiais serão encaminhados ao Laboratório de Pavimentação e Impermeabilização do IPT, para serem ensaiados;
· Serão submetidas a ensaios de laboratório as amostras de concreto asfáltico obtidas por meio da extração corpos-de-prova e placas e em usina e durante a aplicação em pista;
· Com os resultados dos ensaios de laboratório serão verificados se os revestimentos asfálticos atendem as especificações do projeto de mistura.