Prefeitura vai distribuir mais de 10 milhões de cartilhas educativas sobre poluição sonora e visual

As cartilhas foram elaboradas pelo Programa de Silêncio Urbano (PSIU) e apresentadas pela Secretaria de Coordenação das Subprefeituras.

Mais de 10 milhões de cartilhas educativas sobre poluição sonora e poluição visual deverão ser distribuídas pela Prefeitura de São Paulo a partir deste ano. Deste total, 3 milhões de exemplares serão destinados às escolas da rede municipal de ensino.

As cartilhas foram apresentadas nesta quinta-feira (9/02), no Edifício Matarazzo, durante coletiva à imprensa que teve a participação do prefeito em exercício, dos secretários municipais de Coordenação das Subprefeituras e Educação, e do diretor do Programa de Silêncio Urbano (PSIU), major Moacir Rosado.

A partir de março cerca de 3 milhões de cartilhas sobre controle da poluição sonora começarão a ser entregues nas escolas da rede municipal de ensino. A Prefeitura pretende com isso contribuir para mudar a mentalidade da população e diminuir a poluição visual.

Educação e prevenção

O prefeito em exercício (autor de projeto de lei aprovado pela Câmara Municipal em 1989 sobre poluição sonora e visual) falou da importância do trabalho educativo e preventivo junto aos estudantes da rede pública municipal de ensino.

Ele lembrou que “este trabalho não deve se limitar à distribuição das cartilhas, mas deve constituir uma lição de casa para os alunos, para conscientizar toda a família”. As cartilhas estarão à disposição da população também nas subprefeituras e bibliotecas municipais.

Quatro cartilhas

O diretor do PSIU, major Moacir Rosado, informou que o órgão elaborou quatro cartilhas educativas sobre poluição sonora e poluição visual. As cartilhas reproduzem a legislação em vigor a respeito de cada tema específico, explicam como devem ser feitas as denúncias e quais mecanismos que devem ser acionados, e apresentam os valores das multas às infrações.

Para atender à população, a Secretaria de Coordenação das Subprefeituras colocou à disposição do público o e-mail propagandailegal@prefeitura.sp.gov.br para denúncias e reclamações.