CET testa câmera sem fio para monitorar o trânsito

As câmeras possuem capacidade para girar 360º e são equipadas com zoom que permite uma aproximação de cinco quilômetros.

A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) realiza testes com câmeras de monitoramento sem fios, com tecnologia de transmissão de imagem por sinais de radiofreqüência. São dois equipamentos instalados nas marginais, que podem reduzir os custos da ampliação do monitoramento em outros pontos da cidade.

Quem aplica os testes é o responsável pela Gerência de Engenharia de Tráfego-6, Paulo Roberto, que fiscaliza as avenidas do chamado Mini-anel Viário (grandes corredores como as marginais Tietê e Pinheiros e a avenida dos Bandeirantes).

''Trata-se de mais um passo que a CET dá na busca do que existe de mais moderno em termos de tecnologia'', afirma o presidente da CET, que na manhã de quinta-feira (09/02) visitou a gerência de engenharia junto com o secretário de Transportes. ''Os testes abrem novas perspectivas para ampliar e melhorar ainda mais o monitoramento estratégico do trânsito na cidade'', disse o secretário.

Testes

''As câmeras convencionais usadas pela CET têm transmissão por fibra óptica. Testamos a possibilidade dessa transmissão ocorrer por radiofreqüência, o que cortaria os custos por não exigir obras de dutos nem implantação das fibras nos locais onde estarão novas câmeras'', reafirmou Paulo Roberto.

Ele esclareceu que a idéia não é substituir uma tecnologia por outra, mas trazer mais uma alternativa para a cidade. O novo sistema precisará do parecer da Gerência de Desenvolvimento Tecnológico da CET e também da Superintendência de Sinalização para ser implantado.

O teste ocorre há três meses. Uma câmera é cedida pela empresa Engebrás e a outra pertence à CET e foi adaptada para o sistema de comunicação sem fio. Elas estão instaladas na altura do Jaguaré no sentido Castello Branco - Interlagos da Marginal Pinheiros e na Marginal Tietê, nas proximadades da Ponte do Piqueri (sentido Ayrton Senna - Castello Branco da Marginal Tietê).

As câmeras possuem capacidade para girar 360º e são equipadas com zoom que permite uma aproximação de cinco quilômetros. A operação é feita por técnicos da CET e parte do equipamento e a instalação foi feita pela empresa Engebrás.