Seminário discute ações para evitar enchentes no Córrego dos Freitas

Na parte da manhã foram realizadas oficinas e à tarde os subprefeitos de M'Boi Mirim e Campo Limpo e suas equipes apresentaram as ações que estão sendo planejadas e executadas em conjunto.

Na última quarta-feira (08/02), as Subprefeituras de M’Boi Mirim e Campo Limpo promoveram o seminário ‘‘Ações Integradas no Córrego dos Freitas’’, que discutiu a ocupação das margens do córrego, remoção de famílias de áreas de risco, projetos de canalização, prevenção às enchentes e conscientização ambiental.

Cerca de 100 pessoas, entre moradores da região, líderes comunitários, agentes de saúde, NUDECs (Núcleo de Defesa Civil), subprefeitos e coordenadores das duas regiões, representantes das Coordenadorias da Saúde e Educação, e da Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente participaram do encontro no auditório da UNASP.

Na parte da manhã foram realizadas oficinas e à tarde os subprefeitos e suas equipes apresentaram as ações que estão sendo planejadas e executadas em conjunto.

‘‘Este tipo de ação conjunta entre subprefeituras é inédito’’, afirmou o subprefeito de Campo Limpo, que ressaltou a importância da participação da comunidade para o sucesso do programa. ‘‘É fundamental a participação das áreas de saúde e educação no processo de conscientização ambiental, que sabemos que não será do dia para a noite’’, acrescentou.

‘‘No momento, não existe projeto de canalização do córrego’’, explicou o subprefeito de M'Boi Mirim aos moradores da região, ansiosos para resolver a questão. As ações realizadas são de limpeza do córrego, remoção de famílias de áreas de risco e educação ambiental.

Durante sessão de perguntas e respostas, os moradores mostraram-se preocupados com o nível do córrego que sobe a cada ano, devido ao assoreamento, erosão e à presença de habitações irregulares.

Novos encontros acontecerão em breve para começar o trabalho de educação ambiental nas escolas da região.