São Mateus forma primeira turma de jardineiros

Curso mesclou aprendizagem em sala de aula e aulas práticas em ambientes próprios de jardinagem como canteiros centrais em avenidas, hortas e até no CEAGESP.

Com o objetivo de gerar renda e de oferecer uma nova opção profissional para toda comunidade do bairro, a Subprefeitura de São Mateus formou, na última terça-feira (07/02), a primeira turma de jardineiros.

Ao todo, 14 alunos concluíram as 84 aulas que tiveram a duração de 3 meses, mesclando aprendizagem em sala de aula e aulas práticas em ambientes próprios de jardinagem como canteiros centrais em avenidas, hortas, unidades de saúde, escolas e jardins da localidade e até no CEAGESP.

O curso foi coordenado pelo DEPAV (Departamento de Áreas Verdes) da Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente e contou com o apoio da subprefeitura e da escola de informática Microcamp, que cedeu uma sala para as aulas teóricas.

Durante a cerimônia de entrega dos certificados, discutiu-se a criação de uma cooperativa ou associação para que os novos jardineiros possam obter o retorno financeiro de forma a garantir o seu sustento e da família com o que aprenderam no curso.

É o primeiro curso da cidade de São Paulo ministrado com a intenção de formar profissionais da área. A Escola de Jardinagem do DEPAV há 20 anos instrui conhecimento básico de jardinagem para quem deseja aprender a cultivar vários tipos de plantas, horta e jardim.

No curso de São Mateus, outras aulas foram acrescidas a grade curricular, como segurança do trabalho, uso de equipamento e legislação, com isso necessitou de outros profissionais das áreas de psicologia, veterinária, artes plásticas, além de biólogos, engenheiros agrônomos e mestres de jardinagem.

Cada aluno teve sua motivação para participar do curso, uns buscando nova chance de emprego e outros o aprimoramento profissional. José Marcio da Silva, de 55 anos, encarregado de jardinagem na Prefeitura de São Paulo, é uma das pessoas que busca o aprimoramento profissionais. ‘‘Sempre há o que aprender e buscar o aprimoramento profissional é fundamental para quem aspira crescer na profissão’’.