Obras do Túnel da Radial Leste avançam em Itaquera

Em plena atividade, 362 trabalhadores seguem em turno completo para a construção do túnel, que terá 6m de altura, 25m de largura e 200m de extensão, com três faixas de rolamento em cada sentido de tráfego. A obra será entregue até o fim de março.

O túnel da Radial Leste, localizado sob a Linha E da CPTM, ao lado da estação Itaquera de Trem/Metrô, já tem 80% das suas obras concluídas e, segundo a Secretaria de Infra-Estrutura Urbana e Obras (Siurb), deve ser concluído até o final de março.

A obra tem duas frentes de escavação: uma pelo lado norte (sentido Guaianases/Itaquera ou bairro/centro), outra pelo lado sul (sentido Itaquera/Guaianases ou centro/bairro). Hoje, o túnel será vazado, ou seja, as duas frentes vão se encontrar.

Segundo a Siurb, 362 funcionários trabalham diretamente na construção - 80% contratados na região, beneficiando os moradores de bairros vizinhos. Em plena atividade, os trabalhadores seguem em turno completo para a construção do túnel, que terá seção de seis metros de altura por 25 metros de largura e 200 metros de extensão, com três faixas de rolamento em cada sentido de tráfego.

Parte da cobertura está sendo executada com o processo não destrutivo, eliminando qualquer risco de paralisação da linha E da CPTM. Os trabalhos de escavação foram iniciados em setembro. O volume escavado corresponde a aproximadamente 60.000 m³, equivalente a 5.000 viagens de caminhão. Ao todo, o túnel vai consumir 10 mil metros cúbicos de concreto.

Melhorias no entorno

A pavimentação no entorno do túnel também está sendo feita: ao todo, são 2.100 metros, já na fase de capa asfáltica. A avenida do Contorno, interditada durante as obras, também será recomposta num trecho de 500 metros. Estas obras complementares devem ser encerradas ainda em março.

Iniciada em 17 de dezembro de 2003, o prolongamento da Radial Leste estava com 7 km de pavimentação executados entre Itaquera e Guaianases no início de 2005. No entanto, os acessos, os viadutos e o túnel não ficaram prontos. Com a conclusão do túnel, tida como prioridade desta gestão, os congestionamentos no centro de Itaquera serão reduzidos. Hoje cerca de três mil carros se acumulam em ruas estreitas do bairro, principalmente na rua Flores do Piauí.

A nova Radial está sendo construída no leito desativado da CPTM e será um novo acesso dos bairros de Guaianases, XV de Novembro, Itaquera, Arthur Alvim, que além de se integrarem em função da obra, terão viabilidade viária sentido Radial Leste/Centro; Marginal Tietê, Rodovia Presidente Dutra, Fernão Dias, e Jacu-Pêssego.