''São Paulo pela Leitura'' é a novidade da 19ª Bienal do Livro

Ações vão incentivar a leitura e incrementar o turismo antes, durante e depois da Bienal. A idéia é firmar a Capital como o grande centro literário do Brasil, tendo em vista a característica de pólo cultural e de vanguarda da maior metrópole do País.

O Pavilhão de Exposições do Anhembi, maior centro de feiras da América Latina, recebe este ano a Bienal Internacional do Livro, entre os dias 9 e 19 de março. Mas nesta edição, uma novidade trará muito mais incentivo à leitura na cidade.

Promovida desde 1970 pela Câmara Brasileira do Livro, a 19ª Bienal contará com o projeto ''São Paulo Pela Leitura'', promovido pela Prefeitura da Cidade de São Paulo, por meio da São Paulo Turismo, em parceria com a Sindepat, Fundação Abrinq, Abresi - Associação Brasileira de Gastronomia -, Hospitalidade e Turismo, Sindicato dos Taxistas e Sesc.

A idéia é aproveitar a ocasião para firmar a capital paulista como o grande centro literário do Brasil, tendo em vista a estrutura e a característica de pólo cultural e de vanguarda da maior metrópole do País. Várias ações vão incentivar a leitura e incrementar o turismo durante o evento e também nos dias que antecedem e sucedem a Bienal.

Projeto Mediadores de Leitura

A Fundação Abrinq desenvolve, desde 2001, com jovens entre 13 e 25 anos de idade, um trabalho com o objetivo de fortalecer e disseminar a concepção do jovem como agente de intervenções e transformações positivas.

Para o ''São Paulo Pela Leitura'', 200 desses jovens vão realizar sessões de leitura para crianças de escolas públicas e organizações sociais, para despertar o gosto pela leitura e incentivar o público a visitar a Bienal.

Serão 1.600 títulos, e o projeto será desenvolvido em espaços inusitados, como o Zoológico, parques temáticos e shoppings. Serão oito locais diferentes, durante cinco finais de semana, entre os meses de fevereiro e março.

Doação de Livros

Uma das ações mais importantes do ''São Paulo pela Leitura'' é uma campanha para doação de livros em bom estado (atualmente em fase de planejamento), que deve se estender até um mês após o encerramento da Bienal do Livro, quando os livros serão encaminhados pela SP Turis a diversas instituições.

Os parques temáticos Playcenter, Hopi Hari e Wet’n Wild participam da campanha dando desconto em ingressos para os livros doados. O Playcenter oferecerá no mês de março 10% de desconto mediante doação de um livro em bom estado para grupos pré-agendados.

O Hopi Hari sorteará diversos prêmios - como passaportes, camisetas, saltos na Tirolesa e no Hadikali e muito mais - para os visitantes que fizerem suas doações no parque.

Já o Wet´n Wild oferece 10% de desconto em troca de um livro em bom estado, na bilheteria, nos meses de março e abril (até dia 19), exceto nos dias 18 de março e 8 de abril.

Outros lugares também receberão os livros, como a Fundação Bienal (o posto de arrecadação será na Portaria do Pavilhão da Bienal, Parque Ibirapuera, portão 3, das 6h às 24h), o Zoológico, que receberá as doações durante o horário de funcionamento.

Todas as unidades da Aliança Francesa também estarão recebendo doação, além dos quatro campus da Faculdade Anhembi Morumbi. A CET, o Sesc e a secretaria municipal de Cultura participarão da campanha de doação de livros com postos de coleta a serem definidos posteriormente.

Carnê da Alegria

Quem visitar a Bienal do Livro de São Paulo poderá ainda passear por outros pontos da cidade e ter descontos em parques, restaurantes e bares da cidade. Para participar, o visitante deve manter o canhoto de entrada da Bienal e apresentá-lo nos locais conveniados.

A lista de estabelecimentos e os descontos poderão ser consultados no site ''São Paulo pela Leitura'', desenvolvido pela SPTuris.