Grande Conselho Municipal do Idoso toma posse nesta sexta

Na festa, haverá shows da Banda da Guarda Civil Metropolitana e da Banda Musical Remember. A posse, com entrada franca, será no auditório Elis Regina, no Anhembi.

Nesta sexta-feira (17/02), às 14h, tomam posse em São Paulo os novos conselheiros e o novo conselho executivo do Grande Conselheiro Municipal do Idoso (GCMI). Haverá uma festa na posse, com pronunciamentos e shows musicais da Banda da Guarda Civil Metropolitana e da Banda Musical Remember. A posse, gratuita, será no auditório Elis Regina, no Anhembi (avenida Olavo Fontoura, 1209, Santana).

A eleição direta dos conselheiros é realizada a cada dois anos, com participação de idosos acima de 60 anos. Os candidatos também devem estar acima dessa faixa etária. O Conselho é dividido em 5 regiões (Leste, Oeste, Sul, Norte, Centro), cada uma com nove conselheiros (seis titulares e três suplentes). A Zona Oeste, por falta de candidatos, só elegeu oito representantes.

O mandato dos conselheiros é de dois anos. Eles se responsabilizam por trazer as reivindicações dos idosos de suas regiões para as Comissões de Trabalho - grupos formados por conselheiros do governo (membros das secretarias) e por conselheiros do GCMI. Essas comissões são divididas pelas diversas secretarias da administração.

Direito às donas de casa ''Pretendo fazer do Conselho uma instância deliberativa, não apenas consultiva'', afirma a dona de casa Irene Cruz, 63 anos, moradora do Butantã, que vai assumir como nova presidente do GCMI. ''Outra idéia que eu pretendo defender é a aposentadoria para as donas de casa'', planeja.

Esse formato de Grande Conselho Municipal foi criado em 1992, adaptado do antigo Conselho do Idoso, criado em 1983 pelo então prefeito Mário Covas logo após o governador Franco Montoro ter criado os conselhos estaduais de negros, mulheres e idosos. O diferencial de 1992 foi o estabelecimento de eleições diretas, com direito a participação popular - lei proposta na gestão de Luíza Erundina.

Teresinha Abreu de Sousa, de 66 anos, atual presidente do Conselho, encerra seu mandato com a consciência do dever cumprido. Residente em Pirituba, a aposentada pega três conduções por dia para chegar à sede da Secretaria de Participação e Parceria, sede do GCMI. ''Tentei dar o melhor de mim nesse período", diz. ''Resta agora torcer para que os novos conselheiros consigam avançar ainda mais''.

Serviço

Posse do novo Grande Conselho Municipal do Idoso
Data:
17 de fevereiro
Horário: 14h
Local: auditório Elis Regina (Anhembi)
Endereço: avenida Olavo Fontoura, 1209, Santana