O prefeito comemorou com a comunidade a conquista, descerrando a placa inaugural e visitando a sala onde estão dispostos os 17 computadores, o servidor e a impressora a laser da unidade. Conversou com usuários cadastrados no Telecentro, com crianças e funcionários.
A entidade parceira do Telecentro Parque Savoy é a Associação União de Moradores e Amigos de Itaquera IV e Zona Leste Residencial Etelvina. Com um repasse mensal da Prefeitura da ordem de R$ 1,1 mil, a entidade fica responsável pela manutenção do local, pelo cadastramento de usuários, e pela elaboração de propostas de cursos e atividades de acordo com as demandas locais.
Os Telecentros
O Programa Telecentros reflete a política de inclusão digital da Prefeitura de São Paulo. Dentre seus objetivos estão a diminuição das diferenças sociais por meio da inclusão digital; o atendimento a demandas da comunidade (cursos e oficinas); as oportunidades de introdução ao uso do computador e de acesso à rede mundial de computadores em várias regiões da cidade.
Cada Telecentro dispõe em média de 20 computadores, ligados em rede, usados exclusivamente para cursos de informática básica (sistema operacional GNU/Linus e aplicativos de escritório). Em geral, três quartos dos equipamentos são dedicados aos cursos e os restantes, ao uso livre.
Os telecentros também oferecem oficinas especiais, como Mundo do Trabalho, Arte Digital e Educação Ambiental.
Os telecentros operam em três modalidades: administração direta, convênios com entidades da sociedade e instalação em Centros Educacionais Unificados (CEUs). A decisão para a escolha dos locais de instalação considera as regiões com menor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) da cidade.
Na atual gestão, foram entregues, além do Telecentro Parque Savoy, os telecentros Vila Progresso e Casa Pintada, na Zona Leste; Vista Linda, na Zona Oeste; e Natália Rosemburgo, na Zona Sul. Também foram reinaugurados os telecentros Cidade Tiradentes, na Zona Leste, e Jd. Rubilene, na Zona Sul, que tiveram todos os seus equipamentos roubados em 2005.
No início de janeiro deste ano, a Prefeitura lançou o Programa de Atendimento à 3ª Idade nos Telecentros, com a inauguração do Portal da 3ª Idade (www.portalterceiraidade.org.br) em parceria com a Associação Cultural Cidadão Brasil.
O programa prevê o treinamento de mais de 500 monitores dos telecentros para atenderem adequadamente os idosos. Além disso, os telecentros poderão formar turmas específicas de idosos para o uso dos computadores. Em 2005, os monitores já haviam sido treinados para auxiliar os usuários com deficiência física.
O novo Telecentro está situado na rua Iriri Mirim, 945, Parque Savoy - Itaquera
![Unidade é o 117º telecentro inaugurado pela Prefeitura](https://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/upload/interna telecentroDSC_0077 200x1501_1140036758.jpg)