Prefeitura implementa o programa ''Ler e Escrever'' na rede municipal

O programa visa garantir aos alunos o direito de aprender a ler e escrever na escola, não apenas como condição indispensável para adquirir os conhecimentos de todas as áreas, mas também, e principalmente, para ter plena participação social.

A Prefeitura de São Paulo, por intermédio da Secretaria Municipal de Educação (SME), inicia neste ano letivo (2006) o programa Ler e Escrever - prioridade na escola Municipal. O programa, que foca na qualidade do ensino, é resultado de um esforço da SME, através da Diretoria de Orientação Técnica (DOT), para reverter o fato de grande parte dos alunos da rede não dominar o sistema de escrita ao final do 1º ano do Ciclo I, enquanto os do Ciclo II precisam aprimorar as suas competências na área da leitura e da escrita para enfrentarem os desafios hoje colocados pela nossa sociedade.

Embora não existam dados oficiais que mostrem o número de alunos que terminam o 1º ano do Ciclo I sem os conhecimentos mínimos necessários de leitura e escrita, uma pesquisa por amostragem realizada pela SME revela que existem escolas que chegam a ter até 30% de alunos que não escrevem convencionalmente no 3º ano e cerca de 17 mil alunos ficaram retidos em 2005 ao final do Ciclo I. No sistema de ensino da rede pública, o modelo adotado é de progressão continuada no ciclo.

O programa visa garantir a todos os alunos da Rede Municipal o direito de aprender a ler e escrever na escola, não apenas como condição indispensável para adquirirem os conhecimentos de todas as áreas, mas também, e principalmente, para ter plena participação social. Apesar do foco na criança e no adolescente, o programa não se restringe apenas aos alunos. O intuito é envolver os coordenadores pedagógicos e professores num processo de formação continuada. E os pais também serão convidados a participar, compartilhando com seus filhos o uso da leitura e da escrita no cotidiano, seja através de listas, bilhetes, livros, gibis, jornais, revistas etc.

Ler e escrever

O programa contempla três projetos. São eles: “Toda força ao 1º. Ano - TOF”, “Projeto Intensivo no Ciclo I - PIC”, e “Ler e escrever em todas as áreas no Ciclo II”. A meta do primeiro é criar condições adequadas para que todos os alunos leiam e escrevam já ao final do 1º ano do Ciclo I - para isso, a SME/DOT colocará junto a cada professor do 1º ano um auxiliar de ensino, que será um estudante universitário de Pedagogia ou Letras, para ajudar o professor na alfabetização. Além disso, essa fase prevê a formação de coordenadores e professores, com capacitação nas próprias unidades educacionais.

O “Projeto Intensivo no Ciclo I, o PIC”, vai reorganizar a estrutura e funcionamento das classes do 4º ano no Ciclo I. As escolas poderão organizar uma sala do PIC por turno com até 35 alunos que tenham sido retidos no 4º ano. Eles terão 30 horas de aula por semana. O “Ler e Escrever em todas as áreas do Ciclo II” prevê que os professores de todas as áreas trabalhem com as práticas de leitura e escrita.

Para cada um dos três projetos foram elaborados diferentes materiais - tanto para os alunos como para professores e coordenadores pedagógicos. Esses materiais apresentam conteúdos para serem trabalhados no primeiro bimestre. A Secretaria pretende utilizar a experiência dos primeiros meses do programa para elaborar, a partir das críticas e sugestões dos professores, o material educacional do próximo semestre.