Seminário discute Educação Comunitária no Sesc Pinheiros

A Secretaria Municipal de Educação, em parceria com a USP e a Escola Aprendiz, quer formar 1.200 dirigentes e docentes da Rede Municipal de Ensino para trabalhos junto à comunidade do entorno de suas escolas.

O Sesc Pinheiros abriu suas portas na manhã desta sexta-feira (17/02) para receber cerca de 700 educadores da Rede Municipal de Ensino. O encontro foi organizado pela Universidade de São Paulo (USP) e contou com a participação de coordenadores pedagógicos, diretores e professores que foram ouvir palestras sobre Educação Comunitária como parte do curso de atualização em Educação Comunitária.

A Secretaria Municipal de Educação, em parceria com a USP e a Escola Aprendiz, quer formar 1.200 dirigentes e docentes da Rede para trabalhos junto à comunidade do entorno de suas escolas. Com isso pretende auxiliar na constituição de redes e ação educativa que integrem bairros e escolas e que tenham como meta a construção da cidadania e democracia.

As 1.200 vagas serão divididas em 5 turmas de 240 professores, sendo cada turma localizada em uma região geográfica do município de São Paulo (Norte, Sul, Leste, Oeste e Centro).

O secretário de Educação abriu o encontro. Destacou a importância da reunião e disse que a dívida da Educação, no País, precisa ser paga. "Tudo o que os professores fazem para melhorar o sistema educacional de São Paulo é exemplo seguido pelo país inteiro". Ele lembrou a frustração atual do processo ensino-aprendizagem nos últimos 30 anos, que colocou uma linha divisória entre ensino público e privado.

O curso tem uma carga de 120 horas/aula e é dividido em três módulos de 40 horas/aula. Para aproximar a teoria da prática, metade da carga didática será ministrada por meio de aulas e conferências teóricas, e a outra será feita com oficinas para instrumentalizar as ações do educador comunitário.

Os módulos são: transversalidade, mapas e projetos; o contexto do bairro-escola e ética, cidadania e educação comunitária. O primeiro módulo propõe uma escola inclusiva, voltada para os interesses cotidianos da maioria da população.

No segundo, o objetivo é ter uma visão integrada da escola na vida da comunidade a partir da articulação de parcerias.

Já no terceiro módulo se trabalha com base em pressupostos de ética e cidadania como fundamento no qual a comunidade escolar pode iniciar, retornar ou aprofundar as ações educativas.

Participaram do seminário, com palestras, os professores da USP Ulisses Araújo, coordenador do curso,Valéria Amorim Arantes e Sônia Maria Vanzella Castellas e Michel Metzger, da Escola Aprendiz.