Prefeitura inaugura primeira AMA da Vila Prudente

A AMA Hermenegildo Morbim, em parceria com o governo do Estado e com o Seconci-SP, poderá atender a até 5 mil pessoas por mês, ajudando a aliviar a recepção de pacientes no pronto-socorro do Hospital Estadual de Vila Alpina.

Mais uma unidade de Assistência Médica Ambulatorial (AMA) abriu suas portas para a população paulistana nesta segunda-feira (20/02). O prefeito inaugurou no início desta tarde a AMA Hermenegildo Morbim Jr, a primeira da Vila Prudente, na Zona Leste.

''O Seconci tem um hospital que funciona muito bem, pois não está à procura de lucro mas sim de um bom atendimento social. Isso é a garantia de que vamos ter aqui flexibilidade e as equipes funcionando bem, com pouco ou nenhum absenteísmo'', comentou o prefeito a respeito do parceiro Seconci (Serviço Social da Construção Civil do Estado de São Paulo), que ficará responsável pelo gerenciamento do quadro de funcionários e pela manutenção dos equipamentos da nova unidade.

A AMA Hermenegildo Morbim Jr. é, na Capital, a 20ª unidade deste tipo, que atende a casos de média complexidade sem marcação de consultas, e a 7ª em parceria com o governo do Estado. A Secretaria Estadual de Saúde investiu na adaptação de um espaço dentro da Unidade Básica de Saúde (UBS) Hermenegildo Morbim Jr. para a implantação da AMA, na compra dos equipamentos e mobiliários e, em conjunto com a Secretaria Municipal de Saúde, será responsável pelo custeio mensal da unidade.

''A AMA tem um princípio de estar vinculada a um hospital. Nesta de Vila Prudente, por exemplo, um caso grave que for atendido aqui será imediatamente removido e terá atendimento hospitalar no Hospital da Vila Alpina'', destacou o secretário estadual de Saúde, Luiz Roberto Barradas Barata.

A AMA Hermenegildo Morbim Jr., na rua Planalto da Conquista, número 80, cobrirá a área composta pelos distritos de Vila Prudente, São Lucas e Sapopemba, que totalizam cerca de 550 mil habitantes. A unidade será referência para seis Unidades Básicas de Saúde (UBSs) convencionais, 8 UBSs mistas e 9 unidades do Programa Saúde da Família. O horário de atendimento do novo equipamento é das 7h às 19h, de segunda a sábado, inclusive feriados.

A estrutura física da AMA inaugurada hoje inclui recepção, cinco consultórios, sala de emergência, sala de observação, sala de inalação, sala de medicação e banheiros. Em relação ao quadro de recursos humanos, a AMA oferece três médicos clínicos gerais, dois pediatras, dois enfermeiros, quatro auxiliares de enfermagem, além de auxiliares técnicos administrativos.