Prefeitura e Estado trocam imóveis que levarão mais serviços à cidade

O Estado ofereceu o prédio do Ipesp ao município, em troca do Tendal da Lapa - onde será instalado um Poupatempo. Assim, a Prefeitura poderá reformar a Biblioteca Mário de Andrade.

O prefeito de São Paulo e o governador Geraldo Alckmin assinaram, nesta terça-feira (21/02), um termo de permissão de uso que viabiliza a ''troca'' entre dois espaços públicos: o Tendal da Lapa, da Prefeitura, pelo prédio do Instituto de Previdência do Estado de São Paulo (Ipesp), do Estado.

Serviços

O município usará o prédio do Ipesp para ampliar a Biblioteca Mário de Andrade, localizada ao lado, na região central, e o governo estadual irá usar o espaço do Tendal para instalar uma unidade do Poupatempo.

''O prédio do Ipesp nos permitirá complementar a Biblioteca Mário de Andrade, e também reformarmos sua torre'', disse o prefeito. A biblioteca, que é a segunda maior do país, não tem espaço suficiente para abrigar o acervo, e necessita de reformas.

Já o Poupatempo, na região da Lapa, também será bem-vindo. ''Não significa apenas economia de tempo, é também um fator de urbanização e desenvolvimento regional'', afirmou o prefeito. O Poupatempo oferecerá cerca de 300 serviços, como retirada de documentos, e terá capacidade para atender a até 6 mil pessoas por dia.

O governador Geraldo Alckmin avaliou a troca como vantajosa para a população de São Paulo. ''A população ganha duplamente: com a adequação da Biblioteca Mário de Andrade e com o Poupatempo. É um avanço na cidadania e na cultura'', disse. ''É mais uma boa parceria, das muitas que temos com o governo do Estado'', completou o prefeito.

Prédios

O prédio do Ipesp dispõe de 16 andares, térreo e subsolo. Cada andar possui aproximadamente 410 m² e o edifício está desocupado desde 1998. Já no imóvel da Lapa, de 13.430 m² de área, localizado à rua Guaicurus, funcionam o Espaço Cultural Tendal da Lapa e a sede da subprefeitura.

O Espaço Cultural ocupa um espaço de 2.100m² e será transferido para um galpão ao lado, na mesma rua. O espaço, de 4.137 m², pertencente à iniciativa privada, foi declarado de utilidade pública e será desapropriado, de acordo com o prefeito.