CET alerta motoristas no carnaval: se beber, não dirija

Iniciativa auxiliará Prefeitura em campanha para inibir consumo de bebida alcoólica entre motoristas no Carnaval 2006.

A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) realiza campanha para orientar os motoristas, durante o carnaval, a não ingerir bebida alcoólica antes de dirigir. Com o slogan da campanha, "Se beber, não dirija", já foram afixadas nas principais vias da cidade, 200 faixas de pano. Outros 20 mil folhetos serão distribuídos nos bailes de carnaval e no Sambódromo. A companha acontece em parceria com a empresa Ituran.

A CET insere, sistematicamente em campanhas e cursos de educação de trânsito, conceitos de orientação e esclarecimento sobre os riscos de qualquer dosagem de ingestão de álcool antes de dirigir.

Os conceitos difundidos pela CET procuram esclarecer que o álcool diminui a coordenação e o controle muscular, aumentando o tempo de reação; deixa a visão nublada e diminui a percepção; prejudica a habilidade de avaliar distâncias, velocidades e de lidar como inesperado; reduz a capacidade do condutor de avaliar sua real condição de guiar.

O álcool está presente em muitos acidentes de trânsito, principalmente nos mais graves. A título de exemplo, dados do Instituto Médico Legal (IML) relativos à pesquisa realizada em 1999, mostram que 43% dos acidentes de trânsito registrados, naquele ano, envolviam motoristas alcoolizados. A pesquisa estimou também que 23,5% dos acidentes fatais de trânsito apresentavam condutores alcoolizados.

Em 49% dos atropelamentos e 44% das colisões entre veículos, os condutores apresentaram concentração alcoólica no sangue acima do máximo permitido -- 0,6 g/l (grama por litro) --, equivalente a duas latas de cerveja ou duas doses de destilados.