Campo Limpo começa a campanha ''Tosse-Tosse'' na região

Organizada pela equipe da Supervisão de Vigilância a Saúde (Suvis) da subprefeitura, a campanha busca divulgar os sintomas da doença e identificar possíveis pacientes para receber atendimento nas Unidades Básicas de Saúde.

A equipe da Supervisão de Vigilância à Saúde (Suvis) da Subprefeitura de Campo Limpo organizou, para este ano, a campanha ''Tosse-Tosse'', que busca identificar as pessoas que tenham tosse há mais de três semanas - e assim buscar possíveis infectados pela tuberculose.

Segundo a enfermeira Sylvia Baldy Chaoul, responsável pelo Programa de Controle da Tuberculose, a campanha terá quatro etapas, de 30 dias cada. Todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS), disponibilizarão os agentes comunitários e enfermeiros para fazer visitas na região, perguntando individualmente há algum morador com tosse há mais de três semanas.

O paciente que apresentar os sintomas será encaminhado para a UBS mais próxima de sua casa, onde será colhido material para identificar o bacilo de koch (causador da tuberculose).

A tuberculose é uma doença contagiosa, transmitida pelo ar, através de gotículas de secreção respiratórias, eliminadas por tosse, espirro ou ao falar. O bacilo tem preferência pelos pulmões.

Deve-se ficar atento quanto aos sintomas como tosse, febre, geralmente à tarde, cansaço, perda de peso e suor noturno.

A tuberculose tem cura e o tratamento, gratuito, dura pelo menos seis meses. Sylvia orienta que o tratamento iniciado nunca deve ser suspenso, mesmo que o paciente sinta-se melhor. ''Caso contrário, os bacilos podem sobreviver e multiplicar-se causando uma forma mais grave da doença, contaminando outras pessoas e tornando ineficazes os medicamentos''.