Participação e Parceria promove debates sobre políticas sociais

Cada coordenadoria terá encontros e oficinas e, de 11 a 24 de março, estão agendados Encontros de Participação em quatro regiões da cidade, quando se pretende apresentar um resumo de obras e serviços realizados até agora.

A Secretaria de Participação e Parceria, desde a sua criação, em janeiro de 2005, dedica-se a aproximar a sociedade civil da administração pública. As coordenadorias que compõem a secretaria absorvem propostas e reivindicações visando inserir os cidadãos nas resoluções adotadas pela administração.

Neste início de ano, cada coordenadoria vem realizando uma série de encontros e oficinas e, de 11 a 24 de março, estão agendados Encontros de Participação em quatro regiões da cidade, quando se pretende apresentar um resumo de obras e serviços do governo até agora.

Em comum, os técnicos, representantes de ONGs e demais participantes dos encontros e oficinas acreditam que o mais importante é fazer com que o canal de diálogo criado entre a Prefeitura e a sociedade civil seja concreto e permanente. "Temos de nos conscientizar e dar força a um projeto interpessoal e apolítico, de forma a descomplicar a relação entre o Estado e o terceiro setor", afirmou a antropóloga Ruth Cardoso, em encontro promovido pela Coordenadoria de Participação Social com instituições do terceiro setor no dia 31 de janeiro.

"Os encontros são positivos", diz Vandré Brilhante, representante do Centro Integrado de Estudos e Programas de Desenvolvimento Sustentável (Cieds). "Faço votos de que continue e se concretize em um programa de formação comunitária e de qualificação da participação de pequenas entidades daqui de São Paulo."

Projetos

No ano passado, a Coordenadoria dos Assuntos da População Negra realizou encontros, desenvolveu projetos como o Etnicidades e abriu espaços para discussão em todas as subprefeituras. Mês passado, retomou as reuniões de forma a orientar as ações no decorrer do ano.

"Discutimos ativamente com as principais lideranças da comunidade negra e vamos continuar apostando nos temas que compõem a Agenda Nacional do Movimento Negro - como ações afirmativas, educação, cultura, saúde e geração de trabalho e renda", afirma o coordenador Mário Cortês. Outra boa notícia: a Cone vai manter o convênio com o Senac, numa ação de inclusão social por meio de bolsas em cursos profissionalizantes.

A Coordenadora da Mulher atua no enfrentamento à violência contra a mulher, pela igualdade de gênero e pelo resgate da cidadania e da autonomia feminina. A coordenadora Maryluci de Araújo Faria acredita que, para isso, é essencial o trabalho intersetorial envolvendo diversas secretarias e órgãos públicos. A coordenadoria vem promovendo oficinas de capacitação e formação de funcionários e agentes públicos mulheres.

Debates, cursos e oficinas

Com relação às políticas para os jovens, o objetivo da secretaria, através da Coordenadoria da Juventude, é promover o debate com entidades e ONGs. São organizados periodicamente oficinas e encontros em que se reúnem grupos sociais organizados, membros de ONGs e jovens interessados em participar de projetos culturais. Um bom exemplo são as reuniões do Fórum de Artes de Rua, de hip hop, de música eletrônica, as reuniões dos núcleos de cinema e do Centro de Juventude, que será inaugurado em março.

Os cursos e oficinas promovidos pela Coordenadoria do Idoso visam conscientizar a população sobre o processo de envelhecimento e capacitar pessoas que atuam diretamente com os idosos para que possam proporcionar-lhes mais qualidade de vida. Um exemplo é a oficina Idoso Cuidando de Idoso.

A Coordenadoria de Diversidade Sexual busca regulamentar leis inclusivas e ações afirmativas e criar uma legislação específica na Câmara Municipal contra atos de homofobia e discriminação por orientação sexual. Em 2006, a coordenadoria vai continuar estimulando a organização de eventos GLBTT, como o festival Mix Brasil, a Caminhada Lésbica e a Parada Gay. "A nossa idéia é conseguir ampliar ao máximo a discussão sobre o que é a diversidade sexual, e como ela se insere na sociedade", afirma o coordenador Cássio Rodrigo Oliveira Silva.

"Tentamos envolver a sociedade civil nas ações de governo", afirma Vera Lúcia Salvatore, coordenadora de Participação Social. Os Encontros de Participação têm como objetivo reunir e promover o debate com lideranças comunitárias e fazem parte do programa de democracia participativa.

Programação

Plenária Regional de Participação na Zona Sul - 7 subprefeituras
Data:
11/03 (sábado)
Horário: das 10h às 13h
Local: Teatro Paulo Eiró
Endereço: avenida Adolfo Pinheiro, 765
Telefone: 5546-0449

Plenária Regional de Participação Centro-Oeste - 6 subprefeituras
Data:
16/03 (quinta-feira)
Horário: das 19h às 22h
Local: auditório do Teatro Décio de Almeida Prado
Endereço: rua Cojuba, 45 - Itaim Bibi

Plenária Regional de Participação Zona Leste - 11 subprefeituras
Data:
23/03 (quinta-feira)
Horários: das 19h às 22h
Local: Clube Esportivo da Penha
Endereço: rua Armando Cardoso Alves, 106 - Penha

Plenária Regional de Participação Zona Norte - 7 subprefeituras
Data:
24/03 (sexta-feira)
Horário: das 19h às 22h
Local: Universidade Unisantana
Endereço: rua Voluntários da Pátria, 421 - Santana