Participação e Parceria traz temas de conscientização às mulheres

Estão previstas a inauguração de dois novos Centros de Cidadania da Mulher e o lançamento de um programa que permite identificar os riscos individuais que cada mulher apresenta de desenvolver doenças graves.

Para comemorar o dia internacional da mulher, a Secretaria de Participação e Parceria, através da Coordenadoria da Mulher promove, durante todo o mês de março, uma série de eventos que vão percorrer diversos locais da cidade.

Está prevista a inauguração de dois novos Centros de Cidadania da Mulher, em Perus e Itaquera (projeto realizado em parceria com a União Européia), além de seminários, oficinas e outras atividades nos Centros de Referência e de Atendimento, escolas e unidades de saúde (veja programação completa no site da Secretaria de Participação e Parceria).

Parceria

Os eventos promovidos pela secretaria em comemoração ao mês da mulher visam não apenas promover entretenimento e cultura, mas também conscientizar as mulheres sobre saúde, sexualidade, DSTs, planejamento familiar - e sensibilizá-las quanto as questões de gênero.

Com a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB Feminina), a Prefeitura assinou convênio de prestação de assistência jurídica às mulheres vítimas de violência e abusos em ambientes doméstico e de trabalho.

Cuidar da saúde

Na quarta-feira (08), será lançado nos Telecentros e CEUs municipais o Programa de Atenção Integral à Saúde da Mulher (PAISM), numa iniciativa conjunta entre a Secretaria de Participação e Parceria (responsável pela administração dos Telecentros) e a Secretaria da Educação.

O PAISM é um questionário eletrônico, disponível pela internet gratuitamente, que permite identificar os riscos individuais que cada mulher apresenta de desenvolver doenças graves, como pressão alta, diabetes, colesterol alto, doenças sexualmente transmissíveis (DSTs) e diversos tipos de câncer.

Baseado em informações como hábitos de vida, histórico de casos na família e antecendentes cirúrgicos, o programa apresenta o grau de risco para as dez principais doenças que atingem as mulheres em todas as fases da vida. O PAISM dá também informações sobre as doenças e pode servir de base para a participante programar seus exames para os próximos anos, seguindo sempre uma orientação médica, já que nenhuma das informações apresentadas substitui uma consulta.

Auxílio técnico

A capacitação das orientadoras do Telecentro e Teleceu já começou. Além de auxiliar o preenchimento do PAISM eletrônico, os monitores também vão divulgar o programa, mobilizando as alunas da rede municipal de Educação, mães e mulheres da comunidade para acessarem o sistema.

Além da implantação do PAISM eletrônico nos Telecentros e CEUs, está prevista ainda para este ano a implantação do Programa de Atenção Integral à Saúde da Mulher em todas as escolas da rede municipal de ensino para que dessa forma o acesso ao questionário eletrônico seja ampliado e a proposta de atenção integral à saúde da mulher seja alcançada.

O lançamento do PAISM-Digital está marcado para as 14h na quarta-feira (08), no Centro de Convivência Jardim Vista Alegre (rua Ibiraiaras, 372 - Jd. Vista Alegre, Zona Norte). Mais informações, pelo telefone 3113-9773.